GORGS homenageia Lojas aniversariantes de 2020 em encontro recheado de emoção

. .

Com a paralisação dos trabalhos no ano passado, diversas Lojas não puderam comemorar datas importantes em sua história

O Templo Nobre ‘Caldas Júnior’, o maior do RS, já foi palco de muitas sessões maçônicas memoráveis, com esgotamento de sua capacidade, recepcionando mais de 400 pessoas em grandiosos eventos. Neste dia 29 de abril de 2021, no entanto, um Templo praticamente vazio proporcionou quase tantas emoções quanto às reuniões de outrora. Com exatamente 12 pessoas (3% de ocupação), o GORGS prestou homenagem a um grupo de Lojas que não puderam comemorar suas datas magnas no ano passado, devido à pandemia e as severas restrições sanitárias que se fizeram necessárias.

A reunião, quase informal, não teve ritualística nem paramentos, mas trouxe de volta, por alguns momentos, a experiência do convívio fraterno entre os Maçons. A última cerimônia realizada no Templo Nobre, por exemplo, havia acontecido no dia 14 de outubro, há 195 dias, portanto. Após essa longa espera, percebia-se nos Irmãos presentes a alegria de poder estar ali novamente. A impossibilidade do abraço foi compensada pelas palavras sinceras de reconhecimento, mesmo estando todos com os rostos cobertos por máscaras.

O Grão-Mestre Celito Cristofoli, acompanhado do Grão-Mestre Adjunto Antônio Carlos Lampert e do ministro da Administração Daniel Furtado, ingressou no Templo anunciado pelo diretor de Cerimonial e Eventos Fábio Wackslavowski, e logo falou de sua emoção em receber os Irmãos e poder presentear suas Lojas: “2020 foi um ano atípico para todos, mas é muito importante a preservação da história e por isso estamos aqui hoje”. Em seguida, anunciou a presença dos Delegados da 2ª e da 16ª Regiões Maçônicas, os Irmãos Paulo Roberto da Silva Viera e Joliseu de Aguir Bottini.

Na sequência, foram agraciados os Veneráveis-Mestres de cinco Lojas:

– “Jacques DeMolay”, de Porto Alegre, que completou 35 anos em 18/3/2020. O Venerável-Mestre Rudolfo Oliveira Tindin Giglio recebeu o diploma.

– “Joaquim Gonçalves Ledo”, de Porto Alegre, que completou 40 anos em 29/11/2020. O Venerável-Mestre Paulo Henrique Monteiro representou a Oficina.

– “Carlos von Koseritz”, de Porto Alegre, que completou 45 anos em 29/11/2020. O Venerável-Mestre Alcioni Silva de Ávila esteve presente.

– “Luz da Aldeia”, de Gravataí, que completou 20 anos em 29/6/2020. O Venerável-Mestre Arthur Carlos Breda recebeu a honraria.

– “União e Caridade”, de Gravataí, que completou 120 anos no dia 8/9/2020. O Irmão Luís Wagner de Oliveira Amorim, 1º vice-presidente do Ilustre Conselho, representou a Loja na impossibilidade do Venerável-Mestre Carlos Alberto de Melo Boff.

As Oficinas foram agraciadas com um diploma estilizado, em tecido envelhecido, simulando um papiro, em moldura de vidro transparente.

Todos os Irmãos presentes fizeram uso da palavra, destacando a importância do reconhecimento às Lojas, da comemoração das efemérides e do encontro fraterno depois de tanto tempo. O Ir. Joliseu Bottini emocionou a todos ao revelar que é a 1ª vez que vai a uma reunião em mais de um ano.

O Grão-Mestre Celito Cristofoli lembrou que não era aconselhado que permanecessem reunidos por muito tempo e encaminhou o final do encontro reafirmando as orientações para que continuem usando máscara, realizando a higienização constante das mãos e respeitando o distanciamento social. Pediu aos Irmãos que continuem realizando reuniões virtuais, pois elas são a melhor forma de manter o elo entre os Maçons até que tenha fim essa grande crise sanitária mundial.

O evento faz parte de uma série de encontros que visa homenagear as Lojas que comemoraram pelo menos 20 anos de fundação (com final 5 ou 0) em 2020. Na próxima semana serão condecoradas mais dez Lojas em dois encontros.

Fotos: Ir. Rodrigo Reus/Com.Social GORGS

GORGS homenageia Lojas aniversariantes de 2020

3 Comments

josé luis gonzález montesdeoca

Caris Ir.`. Rodrigo Reus; e imensa minha satisfação de saber que continuas no comando da Comunicação social da entidade, Dpto. que criaste com tanto carinho e comprovada competência.
Receba um tríplice e fraternal abraço de teu Ir.`. e amigo, José Luis González Montesdeoca.

Reply
Mario Inacio Giehl

Muito justa a homenagem aos Obreiros em comemoração dos Aniversário das Lojas… Emérita iniciativa do Gorgs… Poderiam ter anunciado as Proximas Lojas e a Data…

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *