A Maçonaria e o Rio Grande do Sul

. .

*Grão-Mestre Celito Cristofoli

Quando, no dia 20 de setembro da cada ano, reverenciamos a Epopeia Farroupilha, com a luta em que nossos bravos antepassados desenvolveram com o império, muitos poderiam dizer que pensávamos em nos desligar do nosso país e, talvez, implantar aqui uma nova nação.

Ledo engano; os heróis farroupilhas, capitaneados por Bento Gonçalves, mostraram ao país que não há vitória sem luta, pois que, em virtude de estarmos no extremo sul do país, na parte mais meridional da nação, não merecíamos o mesmo tratamento como aquelas províncias mais junto à sede do Império.

Lutamos, perdemos vidas… alguns dizem que perdemos uma guerra. Não é verdade: conquistamos o respeito, o valor do Rio Grande do Sul, tanto é que hoje é um dos estados que conduz a máquina nacional da indústria, do comércio, dos serviços e em diversos setores, tendo índices que demonstram o quanto valeu o esforço, a luta e, em muitos casos, as perdas daquela guerra que durou 10 anos.

A Maçonaria sempre esteve à frente da batalha, não apenas na figura do seu maior herói, mas de outros tantos que hoje merecem nosso respeito e devoção.

A Maçonaria foi aqui implantada em 25 de dezembro de 1831, quando foi fundada a Loja “Philantropia e Liberdade”, na cidade de Porto Alegre. Uma das mais antigas do país, a oficina teve nos seus quadros os revolucionários que se aliaram nesta senda para colocar nosso estado na condição que está hoje.

Os princípios maçônicos sempre estiveram ostentados nas batalhas e hoje engalanam a nossa bandeira e o nosso hino rio-grandense, colocando a Maçonaria e a história do Rio Grande do Sul num mesmo patamar.

O Grande Oriente do Rio Grande do Sul, a mais antiga e a maior Potência Maçônica da COMAB (Confederação Maçônica do Brasil), nos orgulha e deve ser motivo de orgulho dos verdadeiros maçons dos nossos quadros.

As nossas 258 lojas espalhadas pelo estado, os nossos quase 10.000 obreiros filiados têm uma força incontrolável de luta e respeito às nossas tradições e aos nossos princípios maçônicos.

Hoje, não podemos comemorar da mesma forma, como gostaríamos, em função do mal que assola nosso estado, nosso país, o mundo. Mas não vamos deixar de lembrar esta data, para que continue marcada de forma indelével no nosso país. Que o simbólico desbastar da pedra bruta, a cada dia, mesmo nos momentos mais difíceis, nos lembre que ser Maçom não é um direito, mas um privilégio, que faz com que continuemos a luta, mesmo que eventualmente nosso peito sangre para manter nossos ideais maçônicos vivos.

As feridas serão curadas e poderemos dizer que tudo passou, mas o Rio Grande do Sul e Maçonaria continuam juntos num mesmo caminho em busca do bem social, do amor fraterno e da felicidade sonhada por todo aquele que habita este solo sagrado.

PARABÉNS AO NOSSO RIO GRANDE DO SUL. PARABÉNS À MAÇONARIA GAÚCHA.

QUE O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO ABENÇOE E PROTEJA A TODOS.

Porto Alegre, 20 de setembro de 2020.

Celito Cristofoli
Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul (COMAB-CMI)

Guerra dos Farrapos. Tela de Guido Mondin

9 Comments

Valteude Guimaraes Ferreira CIM 309106, Capela aparecidense

Ser maçom é uma dádiva do GADU, ser maçom é ser livre e de bons costumes um T.’.F.’.A.’. Para todos os irmãos

Reply
ELI SOARES FERNANDES

Orgulho me destes mesmo não tendo o Rio Grande do Sul meu estado natal, porém um BRASIL GRANDE é sonho daqueles verdadeiramente leais a pátria mãe ( congratulações)

Reply
Alberico Brasileiro de Melo

PARABÉNS! Na Glória do Gr
Arq do Universo . Viva! A
Maçonaria gaúcha em pé
e na ordem.

Reply
Edy Lino Lopesedy

Npsso aplauso ao Grão M.’. Pela manifestação nesta memoravel data que disperta a brasilidade e o amor pelo rincão GAUCHO. do pião desta querencia amada: grito da liberdade.

Reply
Antônio Flavio Toscano Moura

Excelente artigo, pelo seu conteúdo histórico tão esquecido em nossas escolas!
Parabéns, gauchada! Viva o Rio Grande do Sul!

Reply
Celnara da Conceição Silva Espindola Thomaz

Parabéns pelo trabalho Solidário em nosso país. Parabéns a todos do Brasil. Que Deus ilumine a todos vocês e ao povo brasileiro nesse momento muito difícil. Que as dificuldades sejam superadas a cada dia pensando na paz.

Reply
ESTELVIO SCHUNCK

Excelente artigo.
PARABÉNS AO NOSSO RIO GRANDE DO SUL. PARABÉNS À MAÇONARIA GAÚCHA.
QUE O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO ABENÇOE E PROTEJA A TODOS.
VIVA O RIO GRANDE DO SUL!

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *