Reuniões virtuais da Loja “Confraternidade” têm quase 900 presenças registradas

. .

Loja do Oriente de Farroupilha vem realizando encontros e palestras pela internet, reunindo Irmãos de diversas cidades, países e continentes

A grande pandemia causada pelo novo corona vírus tornou a presença dos Maçons em seu “habitat natural” praticamente impossível em todo o mundo. Raríssimas são as exceções de lojas que conseguem realizar sessões presenciais em seus templos desde o início do ano de 2020. No Grande Oriente do Rio Grande do Sul, esta realidade se mantém desde o já longínquo dia 19 de março. Desde então, muitas oficinas buscaram alternativas para seus encontros e as reuniões virtuais ganharam força no meio maçônico.

Da Serra gaúcha vem um dos casos de maior sucesso na realização de encontros via aplicativos: a Loja “Confraternidade”, de Farroupilha. Desde o dia 8 de abril, já foram realizadas nove reuniões, com um total de 876 presenças registradas. A média é de 97 presenças por encontro, um número bastante alto, mesmo se tratando de uma região que tradicionalmente abriga oficinas com expressivo número de Maçons.

Segundo o Venerável-Mestre Lairton Silva de Souza, a organização e estrutura, a pertinência dos assuntos abordados, a relevância dos palestrantes, o prestígio de irmãos de diversas oficinas de todo o mundo fizeram a diferença e para tornar a Loja em referência.

Dentre as pautas, uma variedade de assuntos como “Mercado Financeiro na Pandemia”, “Maçonaria e Holocausto”, “Mudança do Comportamento na Pandemia” e “Networking e Tecnologia na Maçonaria”, por exemplo, suscitaram grande interesse dos irmãos. Marcaram presença na “Confraternidade” autoridades como o Grão-Mestre do GORGS Celito Cristofoli, o Grão-Mestre da GLMERGS Norton Panizzi, o Grão-Mestre da Grande Loja de Nova York Wilian Bill Sardone, o Past Grand High Priest of Royal Arch International Edmund Ted Harrison, o representante da Grande Loja Unida da Inglaterra Irmão Raphael Behar e autoridades e irmãos de diversas Potências Maçônicas mundiais (Clique aqui e leia o resumo das reuniões e as autoridades presentes).

O encontro mais marcante até aqui ocorreu no dia 17 de julho, quando nada menos do que 308 Maçons entraram via aplicativo e puderam presenciar a palestra do Irmão Rony Pinto Júnior (GLMERGS), tratando sobre tecnologia na Maçonaria e ações da Confederação Maçônica Interamericana (clique aqui e saiba mais sobre o encontro, bem como a lista de presenças). A procura foi tão grande que o vídeo foi disponibilizado para acesso posterior (Clique aqui para acessar). Esta reunião foi realizada conjuntamente com a Loja “Duque de Caixas III Milênio”, de Caxias do Sul, do Venerável-Mestre César Zavistanovicz.

E a 10ª reunião está marcada para o dia 31 de julho, quando será abordado o tema “A Maçonaria e o Novo Normal – Adaptações ao Pós-Corona”, proferida pelos Irmãos Cristian Rizzardi e Daniel Sozo. Clique aqui e saiba como participar.

Imagens: secretaria da Loja “Confraternidade”

3 Comments

Irmão Eloi Martinho Guasselli

Muito boa as reuniões, assuntos pertinentes ao momento em que estamos vivendo e muito bem organizadas. Parabéns.

Reply
V:. M:. Rudimar P. Kurmann. Lj. Fraterna União Or:. Farroupilha

Parabéns ao V:. M:. Lairton e aos colaboradores de apoio, pelos excelentes resultados alcançados nas Reuniões Virtuais. Desta forma tornando-se uma prática usual com muitos benefícios que merecem uma profunda reflexão.

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *