Em El Salvador, GORGS celebra reconhecimento da Espanha

. .

O Grande Oriente do Rio Grande do Sul esteve presente nas comemorações do 50º aniversário da Confederación Masónica Centroamericana – COMACA – realizadas na cidade de San Salvador, capital de El Salvador.

O encontro, realizado entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, foi a oportunidade escolhida para a celebração de novos reconhecimentos mútuos e nomeação de garante de amizade com Potências Maçônicas como a Gran Logia de España, a Gran Logia Simbólica Del Paraguay, a Gran Logia de Costa Rica e a Gran Logia de Nicaragua.

O Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago e o ministro das Relações Exteriores Fulvio Delavi representaram o GORGS. Foi mais uma missão muito bem sucedida, celebrando reconhecimentos e reforçando relações de amizade em diversos países, o que já garante Grande Oriente do Rio Grande do Sul no List Of Lodges a partir de 2018.

Reconhecimento da Grande Loja da Espanha

Em meio as comemorações do cinquentenário da Confederação Maçônica Centro-americana, em El Salvador, o Grande Oriente do Rio Grande do Sul firmou, em conjunto com a Gran Logia de España documento de mútuo reconhecimento.

O reconhecimento é de extrema importância, uma vez que o Grão-Mestre da Grande Loja da Espanha, Óscar de Alfoso Ortega, é o atual presidente da Confederação Maçônica Interamericana – CMI. As consequências nas relações internacionais são de muita relevância, pois trata-se de uma respeitada e tradicional Potência Maçônica europeia. “Estamos muito felizes em intensificar nossos laços fraternos com um país muito importante no cenário maçônico interacional”, revela o Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago, ao tratar das relações diplomáticas construídas pelo GORGS nos últimos anos.

Já o ministro das Relações Exteriores Fulvio Delavi analisa que “Dada sua importância e representatividade, projetará as relações do GORGS de forma muito importante na Europa e mundialmente sendo um passo de suma importância na construção das nossas relações diplomáticas”. Como resultado prático, este reconhecimento da Grande Loja da Espanha assegura melhor trânsito dos Maçons e familiares ao visitarem o país.

Assinaram o Tratado o Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul Tadeu Pedro Drago, o Grão-Mestre da Grande Loja da Espanha Óscar de Alfoso Ortega e o ministro de Relações Exteriores do GORGS Fulvio Delavi. Como testemunhas, o Grão-Mestre da Gran Logia de Estado Baja California (do México) José Javier López González, o Grão-Mestre da Gran Logia Cuscatlán El Salvador Alejandro Salvador Zabaneh Colocho, o past-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Acre Pedro Luís Longo e o ex-Secretário Executivo da CMI Rafael Aragón Guevara.

Delegação Brasileira presente no 50º aniversário da COMACA em El Salvador: Secretário-Geral da CMSB Jordão Abreu da Silva Júnior, Grão-Mestre Grande Loja da Bahia Jair Tércio, ministro de Relações Exteriores GOMT André Leme, Presidente COMAB Gilberto Lima da Silva, Grão-Mestre GORGS Tadeu Pedro Drago, Grão-Mestre Gran Logia de España Oscar Alfonso Ortega, Grão-Mestre GOSC Rubens Ricardo Franz, past-Grão-Mestre da Grande Loja do Acre Pedro Luís Longo, e ministro de Relações Exteriores GORGS Fulvio Delavi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *