Em Sessão Magna Pública realizada no dia 15 de maio, a Loja “Concórdia do Sul” celebrou os 125 anos de fundação, em seu Templo, em Passo Fundo.
A cerimônia foi presidida pelo Venerável-Mestre Agenor Natalino Castelli e prestigiada pelo Grão-Mestre Celito Cristofoli, além de autoridades maçônicas, paramaçônicas e da sociedade civil.
Um dos pontos altos da noite foi a homenagem a dois Irmãos por suas trajetórias de vida e maçônicas: o Ir. Clélio Sciéssere que, aos 86 anos de idade, completou recentemente 50 anos de sua iniciação (17/3/1973); e o Ir. Adyl da Cruz, iniciado em 1992 e assíduo frequentador da Loja aos 99 anos de idade.
Na oportunidade a Loja agradeceu o GORGS pelo apoio às ações Maçônicas, com um diploma entregue ao G.M. Celito Cristofoli.
As presenças na Cerimônia.
A Sessão foi muito concorrida, com a participação do ministro da Assistência e Previdência Hamilton Motta Gomide, do diretor do Departamento de Eventos e Cerimonial Irineu Filho e o delegado da 24ª Região Maçônica Fioravante José Piva.
Presentes ainda o integrante do Ilustre Conselho Armando Rezende Filho e o delegado da 5ª delegacia do Supremo Conselho do RS dos Graus 4 ao 33 Nei Jorge.
Estiveram representadas as seguintes Lojas:
Do GORGS: “Antonino Xavier” e “Italo Portaluppi” (Passo Fundo); “Estrela da Palmeira” (Palmeira das Missões); “Luz e Trabalho” (Santa Maria); “Irmãos de Hiram Abiff” (Serafina Corrêa).
Da GLMERGS: “Fraternidade Marauense” (Marau) e “Estrela da Lealdade” e “Fênix” (Passo Fundo).
Do GOB-TO: “Palmas de Tocantins”.
Das Ordens Paramaçônicas, participaram o presidente do Conselho Consultivo capítulo Passo Fundo da Ordem DeMolay do RS Luiz Anildo Silva, a honorável rainha do Bethel 08 Virtudes de Gaia Eduarda Botton Ebone e a presidente da Sociedade Obreiras da Fraternidade Tatiana Albuquerque.
A sociedade civil de Passou Fundo também marcou presença: o presidente da Câmara de Vereadores Alberi Nascimento Grando, o comandante do 3º RPMon da Brigada Militar tenente coronel Marco Morais, o comandante regional do Corpo de Bombeiros tenente coronel Ricardo Mattei, e o comandante do Batalhão de Polícia de Choque tenente coronel Rogério Navarro.
Manifestações da noite.
O G.M. Celito Cristofoli destacou em sua manifestação o fato da Loja chegar aos 125 anos de atuação ininterrupta, data muito significativa para qualquer entidade.
Já o V.M. Agenor Natalino Castelli comemorou estar no cargo em momento tão especial. “A Loja, durante a sua longa jornada, sempre esteve à frente de iniciativas que trouxeram benefícios para a comunidade. Agradeço a minha família, aos Irmãos ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul pelo apoio”.
Fundada em 15/5/1898, a Aug.’., Resp.’., Mui Excelsa e Centenária Loja Simb.’. “Concórdia do Sul” n° 116 trabalha às segundas-feiras, 20h, no Templo localizado na rua Capitão Araújo nº 253, no centro de Passo Fundo.
Fotos: Irineu Filho
Vida longa a Loja Concórdia do Sul pelo aniversário de 125 anos. Ao V.M Agrnor N. Castelli que G.A.D.U o conduza com êxito
na sua gestão. T.F.A.