Grão-Mestre e autoridades maçônicas prestigiaram o evento da tradicional Oficina porto-alegrense

Na foto, alguns dos quase 50 participantes do encontro. Foto de Irineu Filho.
A Loja “José de Arimathéa” realizou nesta quinta-feira (9/3) a Abertura do Ano Maçônico de 2023, com uma Sessão especial em seu Templo, no Palácio Maçônico do GORGS, em Porto Alegre.
A cerimônia, que foi dirigida pelo Venerável-Mestre Sérgio Lanes dos Santos Ferreira, contou com palestra do Grão-Mestre Adjunto Marcus Vinicius Bortolotto e foi prestigiada pelo Grão-Mestre Celito Cristofoli e pelo presidente da Fundação São João Maxsoel Bastos de Freitas.
“Hoje temos pelo menos três gerações distintas convivendo nas nossas Lojas. A tecnologia de hoje era inimaginável para nós há 30, 40 anos. Precisamos integrar essas gerações e tornar nosso ambiente amigável para todos com um único intuito: a manutenção dos objetivos da nossa Sublime Ordem”. | Ir. Celito Cristofoli, Grão-Mestre do GORGS.
Presentes ainda o ministro adjunto da Educação, Cultura e Comunicação Social Márson Alquati, o diretor de Eventos e Cerimonial Irineu Filho, o representante da PALM deputado Martin Vurdel, o delegado da 2ª R.M. Paulo Roberto da Silva Vieira o diretor cultural do piquete Fraternidade Gaúcha Léo Ribeiro de Souza e o digno patriarca do capítulo Cruzeiro do Sul n° 32 da Ordem Estrela do Oriente Leonardo Holderbaum.
Estiveram representadas as Lojas: do GORGS – “Cônego Antônio das Mercês”, “Conhecimento e Harmonia”, “Cyro Pizatto”, “Estrela do Pampa”, “Francisco Valdomiro Lorenz”, “Gaúchos Templários”, “Minerva”, “Obreiros do Oriente” e “Phoenix” (todas de Porto Alegre), “Confraternidade” (Farroupilha) e “Discípulos de São João” (Cachoeirinha); da GLMERGS – “José Carlos Bergmann” e “Cavaleiros da Malta” (Porto Alegre) e “Fraternidade Brasileira” (Viamão).
Uma visão para o futuro!
A palestra do G.M.A Bortolotto tem como foco a apresentação de um panorama sobre o GORGS, detalhado com levantamentos realizados junto a colaboradores, Veneráveis-Mestres e Delegacias Maçônicas.
Com abordagem didática, são apresentadas as principais demandas advindas das pesquisas e os projetos em andamento e futuros para a Potência.
“Precisamos implantar as melhores práticas da gestão moderna, tornando mais ágeis e transparentes a atividades administrativas e financeiras, o que trará reflexos positivos no fluxo dos processos maçônicos. Como resultado, a qualificação das atividades dos Maçons em suas Lojas, com propósitos e projetos definidos, claros e plenamente executáveis”. | Ir. Marcus Bortolotto, Grão-Mestre Adjunto do GORGS.

Autoridades aguardam o cortejo de ingresso ao Templo. Foto de Irineu Filho.
Nas palavras do orador Ivan Rodrigues “Foi uma palestra enriquecedora e motivador, numa sessão histórica para a nossa Loja: é a 1ª vez que um Grão-Mestre e um Grão-Mestre Adjunto aqui comparecem para nos falar de forma clara, transparente e objetiva do trabalho e dos projetos do GORGS”, fala corroborada pelo V.M. Sérgio Lanes e chancelada pelos Irmãos presentes em conversas após a sessão.
A Aug.’., Resp.’., Mui Excelsa, Fraterna e Solidária Loja Simb.’. “José de Arimathéa” n° 215 realiza suas reuniões às quintas-feiras, 20h, no Templo “Luiz Afonso” (rua Jerônimo Coelho, 116 – Porto Alegre), no R.’.E.’.A.’.A.’..
Fotos: Irineu Filho e Rodrigo Reus/Com.Social GORGS
Foi uma sessão maravilhosa.
A apresentação do Sereníssimo Grão Meste Adjunto Irmão Bortolotto foi brilhante e nos motivou ainda mais para continuarmos a nossa caminhada e o nosso aprendizao.
Parabéns pela iniciativa do Grão Mestre em divulgar os projetos em andamento. A Maçonaria só tem a ganhar com esta iniciativa.
Parabéns aos irmãos, lindo de ver uma augusta e Respeitável loja, Com tantos valorosos irmão, muito bom ver maçonaria acontecendo, que G.A.D.U abençoe a todos.
Loja do meu velho pai, Adão Tavares, a qual a idade avançada e as vissitudes da vida, não poude comparecer. Um T.’.F.”.A.’. a todos os IIr.’.
PARABÉNS PARA TODOS OS IRMÃOS DO RS