Sessão que é realizada apenas à luz de velas já se tornou evento tradicional na região
No dia 13 de dezembro, a Loja “Inconfidência III”, de São Leopoldo, comemorou o 11º aniversário de sua fundação (25/11/2011) e realizou o encerramento do ano maçônico.
A iluminação da cerimônia foi feita apenas com velas, reeditando o oque ocorre desde o 3º aniversário, em 2014.
O Venerável-Mestre Andre Lawisch explica como se criou esta tradição:
“Em dezembro de 2014 o V.M. Paulo Kutscher encontrou o Templo às escuras por falta de energia. Os Irmãos estavam chegando e já estava quase na hora da sessão quando, com seu grande espírito criativo, decidiu acender velas para iluminar o espaço e a cerimônia ocorreu de forma ritualística. Desde então, como uma forma de manter a tradição e também de relembrarmos o início da Maçonaria Especulativa, mantemos esse ritual nas diretorias que se sucederam”.
A sessão da última terça-feira contou com a participação do o Grão-Mestre Adjunto Marcus Vinicius Bortolotto e comitiva do GORGS: ministro da Administração Daniel Furtado, ministro das Finanças Paulo Henrique Soares, ministro das Relações Públicas Antônio Affonso Lima da Fontoura, diretor de Liturgia e Ritualística Marco Antônio Machado e diretor de Eventos e Cerimonial Irineu Filho e o delegado da 9ª R.M. José Antônio Oliveira dos Santos.
Estiveram representadas as Lojas “Duque de Caxias 3° Milênio” (Caxias do Sul); “Rocha Azul” (Montenegro); “Inconfidência”, “Inconfidência II”, “No Caminho”, “Estrela do Oriente 3ª” e “Rocha Negra” (São Leopoldo); “Ruy Barbosa” (Novo Hamburgo); e “Triumpho do Direito” (Triunfo), todas do GORGS; e “Edelweiss” (GLMERGS | Nova Petrópolis).
Houve uma apresentação do Ir. Luciano de Oliveira Alves, com a canção What a Wonderful World. Ainda, uma reflexão sobre o desapego e a necessidade do agradecimento pela vida.
Após uma explanação sobre as atividades desenvolvidas em 2022, O Grão-Mestre Adjunto recebeu uma homenagem e retribuiu com uma placa comemorativa.
Muitos Irmãos aproveitaram o tema Desapego e Gratidão para desenvolver suas explanações. Além disso, os Irmãos defenderam que para uma Maçonaria forte, os Maçons devem trabalhar em prol de um ideal comum; e o Grande Oriente, ao ouvir os Irmãos está abrindo caminhos, construindo pontes, gerando oportunidades e disseminando a fraternidade.
A sessão foi encerrada com um momento de espiritualidade ao som de Hallelujah.
Fotos: Ir. Irineu Filho
Momento único e de forte egrégora! Ficamos gratificados por poder participar.
Nosso Cordial aperto de mãos (C.’.A.’.M.’.) em nome de todos os obreiros da ARLS Edelweiss 214 do Oriente de Nova Petrópolis, RS.