Novembro é muito importante para os maçons da região do Planalto Médio do RS. Duas importantes e tradicionais Lojas Maçônicas do Estado comemoram suas datas magnas neste mês: a Aug.’., Resp.’., Mui Excelsa e Centenária Loja Simb.’. “Liberdade e Progresso” nº 26, de Soledade, que completa 125 anos neste dia 17; e a Aug.’., Resp.’. e Excelsa Loja Simb.’. “Farol do Jacuí” nº 276, de Espumoso, que chegou 40 anos no dia 9.
Comemorando essas duas efemérides, foi realizada uma sessão magna no Templo da Loja “Farol do Jacuí”, dia 8 de novembro. O Venerável-Mestre anfitrião Juliano Pazinato e o Venerável-Mestre Enio Carlos Mesacasa recepcionaram o Grão-Mestre em Exercício do GORGS Antônio Carlos Lampert. O evento foi prestigiado pelo ministro da Administração Daniel Furtado, o diretor de Eventos e Cerimonial Fábio Wackslavowski, o diretor de Assuntos Paramaçônicos Irineu Filho, o delegado adjunto da 24ª Região Maçônica Valdecir Luiz Ecker, o Venerável-Mestre da Loja “João de Barro” (Ibirubá) Ernani Germano Schemmer e o Venerável-Mestre da Loja “Energia do Oriente” (Salto do Jací) Marcos Leandro Evaristo da Silveira – que esteve acompanhado de comitiva com seis Irmãos). As comitivas das Lojas aniversariantes contaram com 31 Obreiros e foram 11 Irmãos visitantes, totalizando 43 lugares no Templo, respeitando todos os protocolos sanitários.
As homenagens à “Farol do Jacuí”
Antes do ingresso no Templo, um momento de grande emoção: ao lado do Grão-Mestre em Exercício, o Ir. Luiz Roberto Oliveira, fundador da Oficina, descerrou uma placa em tributo aos Irmãos fundadores da Oficina.
Já durante a cerimônia, Ir. Luiz Roberto (hoje deputado da “Farol do Jacuí”), apresentou um relato histórico da Oficina, sua fundação, o trabalho e a dedicação de todos os Obreiros neste período.
O GORGS presenteou a Loja com uma placa comemorativa entregue pelo ministro da Administração. Em sequência, o Grão-Mestre em Exercício entregou ao Venerável-Mestre e ao delegado adjunto uma lembrança dos 128 anos do GORGS, ressaltando que os demais Irmãos também receberão futuramente, através das Delegacias Regionais.
O Venerável-Mestre Juliano Pazinato usou a palavra para agradecer o carinho de todos os Irmãos, lembrou dos trabalhos em Loja, das preocupações e anseios dos últimos tempos e do retorno às atividades. Fez referência à inauguração do monumento em homenagem à Loja, sobre o descerramento da placa dos fundadores e afirmou que cada cunhada receberá uma placa comemorativa à data.
“Liberdade e Progresso”, 125 anos de história
O evento realizado em Espumoso teve grande magnitude, celebrando duas Oficinas de muita importância para a Maçonaria Gaúcha. A Loja “Liberdade e Progresso” teve sua data magna – 17/11/1896 – saudada por todos. A tradicional Loja do Oriente de Soledade é uma referência regional.
O GORGS laureou a Oficina com uma placa em homenagem à tão marcante data, entregue pelo delegado adjunto Valdecir Ecker. O venerável-Mestre Enio Carlos Mesacasa agradeceu as homenagens à Loja e fez um breve relato da sua história, de tempos em que as reuniões precisavam ser realizadas “às escuras” pelos Irmãos do passado. Mas ressaltou que fatos assim trazem ainda mais força para os trabalhos dos dias atuais: “Nosso passado é o que formou nossa história, nossa tradição. São 125 anos e carregamos essa herança para fazermos diferença na sociedade”, destacou. Ao término de sua fala, foi agraciado pelo Grão-Mestre em Exercício com uma lembrança dos 128 anos do GORGS, ao que retribuiu com uma comenda comemorativa aos 125 anos da Oficina.
G.’.M.’.A.’. falou em nome do GORGS
O Grão-Mestre Adjunto Antônio Carlos Lampert, que atualmente está no Exercício do Grão-Mestrado do GORGS, enalteceu a pujança da Maçonaria no Rio Grande do Sul, saudando a cada um dos Irmãos presentes. Parabenizou as Lojas aniversariantes e destacou a importância das duas instituições não só para o GORGS, para a Maçonaria, mas também para a comunidade.
Lembrou ainda o G.M.A Lampert do trabalho realizado pela administração do GORGS, que é muito forte e importante para a grandeza dessa Potência Maçônica, mas enfatizou: “O GORGS não é somente a administração, mas todos os maçons”, sublinhando ainda a colaboração dos Delegados Regionais. “Os maçons têm grande responsabilidade perante suas comunidades participando em diversas entidades. Devemos agir sempre com retidão e lealdade, pois temos o compromisso de ajudar nosso País, além de enorme responsabilidade nossas famílias”, finalizou.
Colaboraram com informações para esta matéria os IIr. José Almir da Silva Maciel (secr.“Farol do Jacuí”), Juliano Pazinato e Enio Carlos Mesacasa.
Fotos: Irineu Filho e secretaria da Loja “Farol do Jacuí”
Chamada no facebook: