ORGANIZAÇÕES PARAMAÇÔNICAS

As organizações paramaçônicas têm seus regimes e administrações próprias, porém o fundamento de seus ensinamentos segue os mesmos princípios da Maçonaria.

Ordem Demolay

A Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo, de fins filosóficos, filantrópicos, e sem fins lucrativos, já tendo iniciado desde de sua origem, mais de 2,5 milhões de jovens. Trabalha alicerçada na máxima de que “educando-se o jovem estaremos nos eximindo da tarefa de ter que castigar o adulto”. Fundada em 18 de março de 1919 em Kansas City, Missouri, EUA, tem como objetivo formar jovens de 12 à 21 anos de idade, melhores cidadãos e líderes através do desenvolvimento e fortalecimento da personalidade e enfatizando virtudes indispensáveis para a boa conduta social. Ao contrário do que muitos pensam, nós não somos uma instituição Maçônica Juvenil, mas, unificada e dirigida por Maçons, organizada em sua origem como Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay, em Kansas City, EUA.

VISITE O SITE DA INSTITUIÇÃO

Ordem Internacional das Filhas de Jó

As Filhas de Jó Internacional, ou apenas Filhas de Jó é uma Ordem sem fins lucrativos, discreta e de princípios fraternais, filosóficos e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria e destinada à jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos (incompletos), visando aperfeiçoamento do caráter através do desenvolvimento moral e espiritual encontrados nas Sagradas Escrituras, a lealdade para com a bandeira do seu país, o amor filial e o serviço à comunidade.

Ordem da Estrela do Oriente

A Ordem da Estrela do Oriente é uma Organização Paramaçônica e fraternal, onde fazem parte homens Maçons e mulheres acima dos 18 anos com parentesco maçônico. Não é uma seita, não é uma religião e nem uma Sociedade Feminista.

Tem como propósito ressaltar valores morais, espirituais, edificar caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo, através de seus trabalhos ritualísticos e filantrópicos.

Existe entre seus membros um elo fraternal, fazendo-os cada vez mais unidos. Criando oportunidades de servir ao próximo sempre que for possível.

 

Grande Associação Beneficente
de Senhoras do GORGS – GABS

A Grande Associação Beneficente de Senhoras do Grande Oriente do Rio Grande do Sul é formada por mulheres, esposas, filhas e noras de maçons.

 

Shriners Internacional

Todos os Shriners são Maçons mas nem todos os Maçons são Shriners.

A Shriners International é uma divisão da Maçonaria, a mais antiga, maior e mais ampla fraternidade conhecida no mundo. A Maçonaria remonta há centenas de anos, quando pedreiros e outros artesãos se reuniam após o trabalho em casas de abrigo, ou lojas. Ao longo do tempo, os membros passaram a se organizar em confrarias maçônicas e as ferramentas de seu ofício – o esquadro e o compasso – tornaram-se o símbolo de sua fraternidade.