CONFEDERAÇÕES MAÇÔNICAS

As potências Maçônicas regulares se reúnem em grandes blocos maçônicos em todo mundo. Conheça aqui as confederações Maçônicas.

COMAB

Em 1973, a Maçonaria no Brasil passou por um processo de declaração conjunto de desfiliação de dez Grandes Orientes Estaduais do Grande Oriente do Brasil. Esse fato é considerado, junto com o momento histórico de 1927, um dos maiores acontecimentos da História da Maçonaria no Brasil, dando origem ao chamado “Colégio de Presidentes da Maçonaria Brasileira”. Iniciava-se uma nova jornada na Maçonaria brasileira e fixavam-se os alicerces para que outros Grandes Orientes Estaduais se orientassem pelos princípios federativos e constituíssem, primeiramente, um Colégio de Presidentes da Maçonaria brasileira, que evoluiu para a Confederação Maçônica do Brasil – COMAB

VISITE O SITE DA INSTITUIÇÃO

CMI

Maior bloco Maçônico do mundo, a Confederação Maçônica Interamericana – CMI é atualmente composta por mais de 77 Potências Maçônicas, de 24 países da América (do Sul, Central e do Norte) e Europa, a entidade (criada em 14 de abril de 1947) tem na presidência o Irmão Oscar de Alfonso Ortega, Grão-Mestre da Grande Loja da Espanha (1º europeu a dirigi-la) e como Secretario Executivo Irmão Rudy Barbosa Levy, ex-Grão-Mestre da Grande Loja da Bolívia.
VISITE O SITE DA INSTITUIÇÃO