Jaguarão em festa: “Luz Transatlântica” completa 170 anos

. .

No dia 27/11 a Loja “Luz Transatlântica” realizou sessão magna em comemoração ao seu 170º aniversário. O Grão-Mestre Celito Cristofoli prestigiou o evento, acompanhado pelo ministro das Relações Públicas Patric Arend Lüderitz, recepcionados pelo venerável-Mestre Cristiano Perez Duarte.

A cerimônia contou com a participação de Irmãos de Oficinas da região, ratificando a relevância da data e a fraternidade entre os maçons da região sul do estado.

O orador Eduardo Vilela Neves apresentou peça de arquitetura contando a história da Loja, que antecede mesmo a emancipação de Jaguarão. Informou também que a “Luz Transatlântica” é a 2ª Loja mais antiga em atividade ininterrupta no RS, e possui o Templo mais antigo em atividade, inaugurado em 1854, fatos dignos de celebração.

No ponto alto da noite, o Grão-Mestre condecorou a Loja com o título de Sesquicentenária. Ainda durante os festejos, o Irmão Marcial Benjamim Arturo Carcamo recebeu a medalha “Antunes Ribas” e o título de “Emérito”.

Em seu discurso, o Grão-Mestre destacou a importância histórica da Loja “Luz Transatlântica”, tanto para o município de Jaguarão, quanto para o GORGS e para a Maçonaria brasileira. Fez questão de cumprimentar o decano da Oficina, Irmão Oswaldo Marcelino Nunes, que, aos 86 anos de idade e mais de 50 anos de Maçonaria, mantém presença de quase 100% aos trabalhos. Por fim, entregou uma placa comemorativa para marcar de forma indelével este momento na história.

Fotos: Secretaria da Loja

Luz Transatlântica 170 anos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *