2ª Sessão Magna Pública a Galpão

. .

Cerimônia com ritual gauchesco foi realizada no piquete do GORGS no Acampamento Farroupilha

Clique aqui para assistir as entrevistas concedidas à GORGS TV antes da cerimônia com o Grão-Mestre Celito Cristofoli, o ministro da Educação, Cultura e Comunicação Social Juan Carlos Parodi Mintegui, o patrão do Fraternidade Gaúcha Paulo Cremer e o diretor cultural Léo Ribeiro.

Nesta segunda-feira (16) foi realizada a 2ª Sessão Magna Pública a Galpão, uma iniciativa do grupo tradicionalista piquete Fraternidade Gaúcha e da Loja “Gaúchos Templários”, com apoio do Grão-Mestrado, através do ministério da Educação, Cultura e Comunicação Social. Prestigiaram a cerimônia o Grão-Mestre Celito Cristofoli, o presidente da Assembleia Legislativa Maçônica – PALM – Marcus Vinicius Bortolotto, o ministro da Administração Daniel Furtado, o ministro da Educação, Cultura e Comunicação Social Juan Carlos Parodi Mintegui, o presidente da Fundação São João – FSJ – Paulo Renato Novo Moreira e o conselheiro Eljocir Pegoraro. Na direção dos trabalhos o ex-patrão do Fraternidade Gaúcha Vanius Guariglia como ‘Patrão’ (V∴M∴) e os ex-patrões Luiz Niederauer como ‘Capataz’ (1º vig∴) e Renato Dorneles como ‘Sotacapataz’ (2º vig∴). A sessão foi transmitida ao vivo pela GORGS TV e pela rádio GORGS.

Na abertura, o ‘xiru das falas’ (orador) Léo Ribeiro fez a leitura do salmo 133, capítulos 1,2 e 3, com uma peculiaridade: a oração também teve linguajar gauchesco (clique aqui e veja). Na sequência, na hora da ‘Lida do Dia’, foram realizadas algumas homenagens. A primeira delas ao Ir∴ Vanius Guariglia, fundador e 1º patrão do Fraternidade Gaúcha, que recebeu uma placa esculpida em madeira das mãos do ‘Vaqueano-Patrão’ (Grão-Mestre) Celito Cristofoli. Na sequência, o ministro Juan Carlos Mintegui agraciou com uma placa o ‘Peão Destaque’ Luís Eduardo Slongo Sanabria pelo trabalho em prol da cultura gaúcha; da mesma forma, foi saudado o mais novo integrante do grupo, Ir∴ Stives Silveira, recebendo o mimo das mãos do ministro Daniel Furtado.

Na ‘invernada cultural’, o Ir∴ Léo Ribeiro apresentou trabalho sobre a participação dos maçons e da Ordem Maçônica na Revolução Farroupilha e na Guerra dos Farrapos, diferenciando os períodos: entre 20 de setembro de 1835 e 11 de setembro de 1836 refere-se a uma revolução em uma província contra o império, por isso Revolução Farroupilha; a partir de 11 de setembro de 1836, com a proclamação da República Rio-Grandense pelo General Antônio de Sousa Neto, denomina de Guerra dos Farrapos, por tratar-se agora de uma contenda entre um país independente e o Império do Brasil. Clique aqui e assista a apresentação na íntegra.

Na invernada cultural e artística, o Ir∴ Ewerton Ferreira apresentou duas obras de sua autoria, que se tornaram grandes clássicos da música gaúcha: Veterano, em parceria com seu tio Antônio Augusto Ferreira, e Poncho Molhado, em parceria com José Hilário Retamozo. Na sequência o músico Ricardo Tubino encerrou as atividades artísticas com uma apresentação memorável, interpretando Guri, de Júlio Machado da Silva Filho e João Batista Machado, e Um Homem, Um Cavalo e Um Cachorro, de Silvio Genro, música com a qual venceu a 40ª Califórnia da Canção. Ambos os artistas foram efusivamente aplaudidos pelos mais de 50 convidados que ocuparam quase todos os lugares disponíveis no galpão.

No encerramento, usaram a palavra IIr∴ de Caxias do Sul, Cascavel (PR) e São Paulo. O ‘agregado das escritas’ (secretário) Ir∴ Paulo Novo Moreira celebrou a presença de todos os sete ex-patrões do piquete. Emocionado, saudou o patrão Paulo Cremer pois era a primeira vez que todos os ex-patrões estavam reunidos em uma sessão. O Grão-Mestre manifestou imensa alegria e emoção em participar de um evento com tamanha riqueza cultural. “A tradição gaúcha e a Maçonaria sempre estiveram de mãos unidas em busca da liberdade, da igualdade e da fraternidade”, exortou. Clique aqui e veja a íntegra do discurso do Grão-Mestre.

Fotos: Ir∴ Rodrigo Reus/Com.Social GORGS

2a. Sessão Pública a Campo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *