FSJ projeta 4 mil consultas e 100 mil medicamentos em 2019

. .

A Fundação São João (FSJ) realiza continuamente ações filantrópicas para os maçons e para a comunidade gaúcha. Dentre seus vários projetos e realizações, destacam-se os atendimentos na área da saúde e a distribuição gratuita de medicamentos. Em visita da Comunicação Social do GORGS à sede da entidade, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, o presidente Paulo Renato Novo Moreira falou sobre o trabalho realizado e das projeções para esse ano.

A distribuição de medicamentos é um dos mais antigos trabalhos realizados pela entidade. Lojas maçônicas de todo o Rio Grande do Sul, das três potências maçônicas (GORGS, GLMERGS e GOB) podem solicitar os remédios para seus obreiros ou para a comunidade, recebendo-os via correios. A doação também acontece para pessoas em vulnerabilidade social diretamente na sede da FSJ (rua Lima e Silva esq. com Lopo Gonçalves). “Muitas vezes não temos o medicamento aqui na fundação, então fazemos a compra e remetemos à Loja, especialmente quando necessidade de uso é urgente” destaca o Irmão Paulo Moreira. Em 2018 foram 94.938 unidades entregues de forma gratuita.

No balanço apresentado pela instituição (que tem suas atividades reguladas e fiscalizadas pelo Ministério Público Estadual), constam ainda 3.863 atendimentos médicos sem custo para os pacientes durante o ano passado. Muitas dessas consultas foram para crianças carentes encaminhadas pela Fundação de Proteção Especial (FPERGS), parceira da instituição maçônica. As especialidades atendidas são: odontologia, psicologia, clínica geral, otorrinolaringologia, oftalmologia, fonoaudiologia, traumatologia/ortopedia, psiquiatria e endocrinologia.

E as projeções para 2019 são alvissareiras; levantamento realizado pelos colaboradores da Fundação São João indicam que o ano de 2019 fechará com mais de 4.000 atendimentos médicos e mais de 100.000 medicamentos entregues. É muito importante que todos os maçons se mobilizem por essa causa. Irmãos médicos podem realizar consultas em parceria com a FSJ, destinando horários em seu consultório ou atendendo diretamente na sede da entidade. Os maçons em geral e seus familiares podem doar qualquer quantidade de medicamentos para a farmácia de apoio (há profissionais qualificados e licenciados para o controle necessário).

Acesse o site www.fundacaosaojoao.com.br e saiba como colaborar.

One Comment

Sílvio Irineu Castor Ferreira

Parabéns, meus IIr.’. por esta demonstração inequívoca de benemerência.

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *