Destaques da Posse do Grão-Mestrado do GORGS

. .

Em um evento grandioso, com mais de 400 convidados que superlotaram o Templo Nobre “Caldas Júnior”, no Palácio Maçônico do GORGS (Jerônimo Coelho, 116), muitos momentos foram marcantes, coroando a noite de São João, padroeiro da Ordem Maçônica.

Um das principais marcas da cerimônia magna pública, que teve transmissão ao vivo pela GORGS TV e pela rádio GORGS, foi a presença maciça das famílias. Cunhadas, sobrinhos, sobrinhas, de todas as idades, prestigiaram os trabalhos dirigidos pela Assembleia Legislativa Maçônica – PALM.

Fotos: Ir. Rodrigo Reus/Com.Social GORGS

Um capítulo a parte, a presença da senhora Ema Cristofoli, mãe do Grão-Mestre Celito Cristofoli. Próxima de completar 100 anos de idade, ela acompanhou toda a sessão, sem deixar de cumprir toda a ritualística, mesmo nos momentos em que a necessidade de ficar em pé se prolongava no tempo. Mesmo com a idade de quase um século, subiu ao salão de ágapes, no 3º andar do prédio, subindo as escadarias para ficar junto ao seu filho até o final da confraternização. Na sessão, o Grão-Mestre contou um pouco da história da família, vinda da região do Vêneto, na Itália e até fixar raízes no Rio Grande do Sul. Com a voz embargada, o Grão-Mestre reverenciou também sua esposa, a cunhada Salete, com quem é casado há 50 anos, e formou família, ao lado dos filhos Rossana e Lucas e da neta Maria Antônia. Ao homenageá-las, estendeu a todas as cunhadas e familiares, as bases que sustentam o trabalho e a vida de todos os maçons.

Na mesma esteira, o presidente da PALM Marcus Vinícius Bortolotto prestou reconhecimento ao trabalho das Ordens Paramaçônicas presentes. Receberam diplomas de honra ao mérito da PALM o Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay Juan Savedra, a representante da Grande Associação Beneficente de Senhoras do GORGS Minervina Garcia, a Honorável-Rainha do Bethel 01 Athena Isabela Figueiredo, representando a Ordem Internacional das Filhas de Jó, a representante da Ordem Estrela do Oriente Maria Cecília Holderbaum, do Capítulo Cruzeiro do Sul, e o Patrão do Grupo Tradicionalista Piquete Fraternidade Gaúcha Paulo Cremer dos Reis. A cunhada Cristiane Bortolotto dirigiu a palavra e entregou uma rosa para as famílias dos novos gestores, representando todos os familiares dos maçons.

A condução dos trabalhos coube à mesa diretora da PALM. A presidência foi do Irmão Marcus Vinícius Bortolotto, com o trabalho dos Irmãos Ademir Borges do Amaral, 1º vice-presidente, Artur Marineu Dutra, 2º vice-presidente, Fábio Leopoldo Lara, orador, Luiz Eduardo Miranda, secretário, e os Mestres de Cerimônia Carlos Enrique Rodriguez Moreira e Nilton Farias Andrade, além do Irmão Ricardo Bortolon da Silva, Mestre de Harmonia oficial do GORGS.

Após a sessão, o congraçamento foi total no salão de ágapes. O Grão-Mestre Celito Cristofoli e o Grão-Mestre Adjunto Antônio Carlos Lampert  prepararam-se, com alegria e entusiasmo, para recepcionar os convidados para um coquetel… Ali, foram centenas de abraços, apertos de mão, beijos fraternos e muitas, muitas fotografias; desde as mais tradicionais “fotos posadas” para o álbum da nova gestão que teve sua primeira página plenamente preenchida, até as “selfies”, mais descontraídas, que desde ontem permeiam as redes sociais dos Maçons, seus familiares e, claro, da Comunicação Social do GORGS.

Por fim, transmissão da GORGS TV e da rádio GORGS, ao vivo, gerou milhares de acesso. Nos canais de vídeo, por exemplo, durante toda a noite de segunda-feira e ainda nesta terça-feira, as mensagens de congratulações e apoio ao novo Grão-Mestrado não paravam de ser publicadas. A transmissão foi uma realização da Comunicação Social do GORGS, com o trabalho de Rodrigo Reus e Peter Lenhart nas operações e produção, Samuel de Souza Santos, no assessoramento, e com o apoio logístico de Rafael Passos.

 

 

5 Comments

Lucídio Inácio Valoni Avila

Secção magnífica muito bem conduzida pelo Sapientíssimo Presidente da PALM Marcus Vinicio Bortolotto

Reply
Eliete Rodrigues- Guardiã do Bethel

O Bethel 01 Atena sente-se honrado, de ter sido convidado a participar deste marcante evento, em que estavam presentes grande parte das Paramaçonicas.

Reply
Guilherme Mattos Corrêa

Desejamos as mais efusivas congratulações aos novos dirigentes do Grande Oriente, orando ao GADU conceder aos irmãos muita sabedoria e luz na condução e concretização de suas missões.

Reply
LUIZ CARLOS RIBAS RIEFFEL

Emocionante a cerimônia de posse do novo Grão Mestre. Não pude conter minhas lágrimas ao ler o discurso de posse! A nossa Sublime Ordem nos faz buscar a perfeição. Rogo ao GADU que ilumine e torne cada vez mais sábio o nosso novo condutor dos destinos do GORGS.

Reply
João Batista Ferreira Gazzo

Tive o prazer de “sentir” o Templo interior em jubilo e festa. Ouvi de um Irmão que em 53 anos de Maçonaria era a primeira vez que assistia a uma posse do GM e, após uma reflexão deste importante momento, respondi: Eu também, querido Irmão, em 53 anos de idade é a minha 1ª vez. A Maçonaria trabalha de forma atemporal! Que a Jornada seja Justa e Perfeita. Fraterno Abraço a todos Irmãos do GORGS.

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *