Cerimônia com diversas homenagens em Farroupilha

. .

Em cerimônia realizada no seu Templo, em Farroupilha, a Loja “Confraternidade” nº 379 homenageou Obreiros e recebeu o Grão-Mestre do GORGS e Presidente da COMAB Tadeu Pedro Drago, que condecorou colaboradores de sua gestão no Grão-Mestrado – 2007/2013 como Grão-Mestre Adjunto e 2013/2019 como Grão-Mestre. Estiveram presentes 80 Irmãos, representando as Lojas “Fraterna União” nº 478 e “União e Sabedoria” nº 268, de Farroupilha, “Duque de Caxias III Milênio” nº 237, de Caxias do Sul, e “Luz Transatlântica” nº 340, de Jaguarão, todas do GORGS.

Foram condecorados, pela Loja: com a medalha “Bento Gonçalves” (5 anos) o Irmão Márcio Zanella; com a distinção “Ramo de Acácia de Prata” (15 anos) o Irmãos Lairton Silva de Souza; com a distinção “Ramo de Acácia de Ouro” (20 anos) os Irmãos Edson José Battistin, José Henrique Machado dos Santos, Valdicir Augusto Colognese e Vicente João Cauduro; com o título de “Emérito” e a medalha “Antunes Ribas” (25 anos) o Irmão Francisco Heitor Fontanella; e com a medalha “Cruz de Piratini” (40 anos) o Irmão Luiz Eduardo Ornaghi.

Na sequência, o Grão-Mestre falou sobre o seu período no Grão-Mestrado, defendendo que “Ninguém faz nada sozinho; uma gestão exitosa como a nossa é o espelho de uma equipe qualificada e colaboradores dedicados”, a começar naquela noite. Assim, revelou que realizará homenagens a diversos Maçons que trabalharam em sua gestão. Convidou os Irmãos Gelson Luiz Bregolin, Fabian Noro, Diogo Favero Pasuch, Valdicir Augusto Colognese, José Henrique Machado dos Santos, Gilberto Carlos Zago e João Pedro Cavalli Júnior, que atuaram nos Ministérios, Grande Procuradoria, Ilustre Conselho e Delegacias Maçônicas, concedendo-lhes o título de “Insigne”, por seu destacado empenho e dedicação ao Grande Oriente do rio Grande do Sul.

A noite contou ainda com outros momentos especiais, com a filiação do Irmão Diego Dorneles Kuligowski e a entrega dos certificados de Aprendiz aos Irmãos Jânio Augusto de Melo, Giuseppe Gruber Balbinot e Mikael Campeol.

O Grão-Mestre usou a palavra para destacar as importantes realizações de sua administração. Falou dos tratados e reconhecimentos internacionais, que saltaram de pouco mais de 30 para os atuais 110; na comunicação social, lembrou da reestruturação da rádio GORGS e da revista O Delta, bem como a criação do Portal do GORGS, da newsletter O Delta News e da GORGS TV; ressaltou a criação do curso de pós-gradução em filosofia e fundamentação maçônica, peça fundamental no processo de educação e cultura da instituição; e frisou o apoio irrestrito a Lojas de todos os Orientes.

Em nome dos Irmãos homenageados, o 1º Sub-Procurador do GORGS José Henrique Machado dos Santos agradeceu o reconhecimento do Grão-Mestrado, manifestando que os Irmãos atuam sempre representando suas Lojas e que, assim, elas também estavam sendo destacadas naquele momento: “É sempre uma responsabilidade a mais representar nossa Loja”, defendeu. O Venerável-Mestre Fernando José Sebben se disse honrado em receber o Grão-Mestre para a realização das homenagens. Lembrou que os títulos e medalhas são prêmios e estímulos ao trabalho maçônico: “O reconhecimento aos valorosos Irmãos é um reconhecimento ao trabalho da Maçonaria da nossa Região”. Parabenizou o trabalho de internacionalização do GORGS realizado pelo Grão-Mestrado, afirmando que “Nossos livros falam em Maçonaria universal; pois o trabalho do Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago fez florescer efetivamente esse termo no nosso Grande Oriente: hoje somos uma Maçonaria universal”.

A Aug., Resp. e Benemérita Loja Simb. “Confraternidade” nº 379 realiza suas reuniões às sextas-feiras, às 20h, no Templo situado na rua Ângelo Fae, 118, em Farroupilha. A atual administração é composta pelos Irmãos Fernando Sebben (V.M), Lairton Souza (1º vig. – V.M. eleito), Luiz Carlos Alberti (2º vig.), Francisco Fontanella (orador), Márson Alquati (sec.) e Claudemir Sachet (tes.).

Fotos: Rodrigo Reus/Com. Social GORGS

Confraternidade - 7-6-2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *