“Conceição do Arroio” recebe o título de Excelsa

. .

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (27), a Loja “Conceição do Arroio” nº 343 foi agraciada com o título de Excelsa. A sessão foi dirigida pelo Venerável-Mestre Antônio Adelar Marculan e teve a presença do Grão-Mestre do GORGS e presidente da COMAB Tadeu Pedro Drago e comitiva composta pelo Grão-Mestre Adjunto Osleno Wanderley dos Santos Heberlê, o delegado da 16ª Região Maçônica Alberto Augusto Ribeiro, o delegado adjunto Vitor Daniel Lobato e o Irmão Ivo Gilberto Fraga. Estiveram representadas as Lojas “Rosa dos Ventos” e “Kurt Max Hauser”, ambas da Grande Loja do RS.

A sessão foi especial, pois tinha na programação o retorno do Irmão Gilberto Pinto Fontoura, que renovou seu compromisso com a Loja, sendo bastante cumprimentado. Na sequência, o Grão-Mestre falou sobre o título que seria concedido à Loja, lembrando que ele faz jus aos mais 25 anos de trabalhos ininterruptos da Oficina, sempre contribuindo para o engrandecimento da Ordem Maçônica, o aperfeiçoamento de seus Obreiros e a relação fraterna com sociedade. Para a entrega do Diploma, do Ato e da Placa Comemorativa, foram convidados os dois fundadores presentes, os Irmãos Luiz Fernando Spalding e Hélio Dalmoro. “A Maçonaria pode e deve ser referência do bem em nossa sociedade, tão ávida por mudanças. Basta agirmos dentro dos nossos preceitos de liberdade, igualdade e fraternidade”, defendeu o Grão-Mestre.

O orador Luiz Fernando Spalding falou sobre a conquista da Loja. Lembrou dos primeiros movimentos para a criação da nova Loja, no início da década de 1990: “Recordo ainda dos sonhos dos Irmãos, todos filiados à ‘General Osório’ de Tramandaí, de termos uma Loja na nossa terra. O sonho tornou-se uma bela realidade e nossa história continua sendo feita. Estamos todos de parabéns”. Agradeceu ainda o apoio do Grão-Mestrado, especialmente na construção do novo Templo (ao lado do atual), com obras em andamento. O fundador Élio Dalmoro externou sua alegria em poder vivenciar um momento tão importante, mais de 25 anos após ter participado da criação da Oficina. Muitos Irmãos da Loja e visitantes fizeram uso da palavra para cumprimentar a Oficina. No encerramento, o Venerável-Mestre expressou seu agradecimento a cada um de seus antecessores, que possibilitaram a condecoração daquela noite. Destacou o trabalho de cada Obreiro que, através de muita dedicação, contribuem para uma Loja mais forte e coesa. “Cada percalço, cada dificuldade superada, serve para unir ainda mais nossos Irmãos. Assim encerro essa gestão, com a presença do Grão-Mestre, com uma Loja ‘Excela’ e com os Obreiros unidos”, comemorou. Após, todos se dirigirão ao salão de ágapes para se deliciar com um saboroso churrasco, cortar o bolo e cantar o “parabéns”.

A Loja “Conceição do Arroio” nº 343 realiza suas reuniões às segundas-feiras, às 20h, no Templo situado na rua Marechal Deodoro, 92, em Osório. A atual administração é composta pelos Irmãos Antônio Marculan (V.M), Denílson Trespach (1º vig.), Mário Renato Alves Pinheiro (2º vig.), Luiz Fernando Borges Fortes Spalding (orador), Edson Alfredo Schmitz (sec.) e José Carlos Cardoso (tes.).

Fotos: Rodrigo Reus/Com. Social GORGS

Conceição do Arroio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *