Loja “Farol da Lagoa” é Excelsa

. .

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (13) em seu Templo na cidade de Pelotas, a Loja “Farol da Lagoa” nº 356 foi condecorada com o título de “Excelsa” pelos relevantes serviços prestados ao GORGS, à Maçonaria e à sociedade em mais de 25 anos ininterruptos de trabalhos templários. O Venerável-Mestre Mateus Lopes da Silva recebeu o Grão-Mestre do GORGS e presidente da COMAB Tadeu Pedro Drago, que esteve acompanhado do delegado da 24ª Região Maçônica Sérgio Roberto Quadros Massot e representantes das Lojas “Antunes Ribas” nº 80 e “Fé, Amor e Bondade” nº 363, ambas de Pelotas, “Perseverança” nº 211, de Vacaria, e “José de Arimathéa” nº 215, de Porto Alegre, todas do GORGS, e das Lojas “Abolição”, “Ciência e Virtude” e “Perseverança”, todas de Pelotas, jurisdicionadas à GLMERGS, num total de 50 Irmãos presentes.

(texto segue após as fotos)

Farol da Lagoa Excelsa

Fotos: Rodrigo Reus/Com.Social GORGS


Na oportunidade, o Irmão Mauro Roberto Graziadei foi agraciado com a distinção “Ramo de Acácia de Bronze”, pelo empenho e trabalho em prol da Loja. Para entregar-lhe a comenda, foi convidado o seu pai, Mauro Mallmann Graziadei, também Obreiro da oficina, em momento de especial emoção. O Grão-Mestre do GORGS presenteou os Irmãos da Loja e os visitantes com mimos especiais para a ocasião.

Ao condecorar a Oficina com o diploma, o ato e a placa alusivos ao título de “Excelsa”, o Grão-Mestre afirmou que a Loja é uma das colunas fortes do GORGS e da Maçonaria gaúcha. Lembrou que tal comenda se deve à excelência do trabalho dos Irmãos e na prática da Maçonaria coerente com sua filosofia. Salientou ainda que a atuação junto à sociedade, para torná-la mais justa e fraterna, é fruto do desenvolvimento de homens livres e de bons costumes, algo que a “Farol da Lagoa” vem cumprindo à risca há mais de ¼ de século. Dois fundadores da Loja estiveram presentes e foram homenageados, os Irmãos José Milton Schlee e Antônio Carlos Siqueira.

Diversos Irmãos fizeram o uso da palavra, parabenizando pelo momento tão importante de sua história da Loja. Uma nova etapa que mudará inclusive seu título distintivo: Augusta, Respeitável e Excelsa Loja Simbólica “Farol da Lagoa” nº 356. O orador Ederli Siqueira Añaña fez um relato histórico desde a criação do Triângulo até os dias atuais, destacando a fraternidade e a egrégora que sempre caracterizaram a Oficina.

O Venerável-Mestre destacou a presença do Grão-Mestre e presidente da COMAB, enfatizando que todos os Irmãos sentiam-se honrados com a visita: “O Grão-Mestre dedicou parte de seu tempo para vir até aqui. Ele mesmo dirigiu de Porto Alegre a Pelotas especialmente para esta sessão. E amanhã cedo estará retornando à capital. O único intuito foi nos homenagear. Por isso, Grão-Mestre Tadeu Drago, guardaremos seu gesto para sempre em nossos corações”, agradeceu, estendendo os cumprimentos a todos os visitantes. Ao final, antes da fotografia oficial e do ágape no salão de banquetes, manifestou sua alegria em dirigir os trabalhos em noite tão especial, dizendo que a Loja é constituída pela união dos Irmãos, laço que se tornara ainda mais forte a partir daquela data.

A Loja “Farol da Lagoa” nº 356 realiza suas reuniões às segundas-feiras, às 20h, no Templo situado na avenida Domingos de Almeida n° 3950, utilizando o rito MM.LL.AA.AA. Seu 1° vigilante é o Irmão Samuel Cunha do Sacramento e o 2° vigilante o Irmão Sidnei Seus. Conta atualmente com 35 filiados.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *