GORGS nos 5 continentes: Japão é o 1º reconhecimento na Ásia

. .

Vem do outro lado do mundo o mais novo tratado de amizade e reconhecimento do Grande Oriente do Rio Grande do Sul: a Grande Loja do Japão. Em ofício recebido nesta sexta-feira (10) pelo ministério das Relações Exteriores, o grande secretário Yoshiharu Shimokawa comunicou que as duas Potências Maçônicas passariam a trabalhar irmanadas, pois fora aprovado o “tratado de reconhecimento e relações fraternais”.

Este é o 1º tratado do GORGS com a Maçonaria da Ásia. Agora, a bandeira do GORGS está presente em todos os cinco continentes habitados do planeta: América, Europa, África, Oceania e Ásia. É um marco para as relações internacionais e mais um momento histórico para a instituição em seus 125 anos.

O Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago enviou mensagem especial para a comunicação social do GORGS: “Encontro-me neste momento em viagem representando a Maçonaria brasileira. Ao receber esta mensagem parei o que estava fazendo para expressar minha alegria. Primeiro, por estarmos irmanados com a Maçonaria japonesa, um povo que representa o respeito às tradições milenares, à disciplina, à sabedoria dos mais experientes, ao trabalho paciente e dedicado. E ainda mais feliz por ver o GORGS chegar a todos os continentes, com relações fraternais com as mais importantes, influentes e tradicionais Potências Maçônicas. É um prêmio para esta gestão que cumpre o papel de tornar o GORGS numa instituição internacional. Parabéns ao Irmão Fulvio Delavi pelo trabalho e a todos os 10 mil Maçons do GORGS por mais esta conquista”.

A primeira Loja conhecida no Japão foi a “Sphinx Lodge”, que trabalhava sob os auspícios da Grande Loja da Irlanda, em 1862. Durante vários anos, Lojas jurisdicionadas à Grande Loja da Escócia e à Grande Loja Unida da Inglaterra realizaram atividades no país. Assim como todo o povo japonês, a Maçonaria passou por situações muito difíceis, como no grande terremoto de 1923 (pior desastre natural do país), a 2ª Guerra Mundial e os ataques com bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki. Durante o período de reestruturação do país, foi instituída a Grande Loja do Japão, em 1º de maio de 1957. Uma breve navegação pelo portal oficial www.grandlodgeofjapan.org revela muitas histórias de superação, de persistência e de amor à Ordem Maçônica.

Este é o 107º tratado do Grande Oriente do Rio Grande do Sul.

4 Comments

Gilberto Zago

Este reconhecimento do Japão é mais uma demonstração da grandiosidade do Nosso GORGS.

Reply
Paulo Rubens Vaz Seelig

Excelente trabalho, com importante Marco da unificação macçonica pelo mundo.

Reply
Joel Sbeghen Zanchet

Que alegria receber essa notícia. Parabéns a todos os envolvidos. Interessante saber sobre a responsabilidade da Irlanda com esta loja do Japão. Logo estarei na Irlanda visitando meu irmão, pretendo visitar a loja de Dublin. Se for possível, favor informar o endereço. Obrigado TAF.·.

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *