Tratado marca nova era na Maçonaria brasileira

. .

Em vídeo, o Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago falou sobre o tema. Clique aqui e assista.

Potências Maçônicas da Confederação Maçônica do Brasil – COMAB, da Confederação da Maçonaria Simbólica Brasileira – CMSB – e GOB estabelecem relações fraternais em reunião histórica. GORGS selou seu 100º Tratado em grande estilo

30 de março de 2019. Um sábado que já está marcado na história da Maçonaria. No início da noite, encontravam-se em São Paulo as mais importantes instituições Maçônicas brasileiras para chancelarem a tão sonhada união: o convívio entre os Maçons que, embora trabalhando em Potências Maçônicas distintas, formam uma só corrente mundial de fraternidade.

Entre essas instituições, as duas Potências mais antigas em atividade no país: o Grande Oriente do Brasil – GOB – e o Grande Oriente do Rio Grande do Sul – GORGS. Presidente da COMAB e Grão-Mestre do GORGS, o Irmão Tadeu Pedro Drago saudou a todos os Maçons brasileiros, em especial o Irmão Laelso Rodrigues, ex-Grão-Mestre do GOB, um dos precursores da aproximação que culminava naquela noite memorável. “Estou muito feliz como presidente da COMAB e como Grão-Mestre do GORGS, a segunda mais antiga Potência brasileira, com 125 anos, e uma das maiores, como seus 10mil Obreiros. No dia 9 de janeiro, o GOB, através de seu Grão-Mestre Múco Bonifácio Guimarães nos convidou para uma reunião. Houve uma segunda rodada de conversas em 26 de fevereiro. E hoje estamos aqui. Em pouco mais de dois meses efetivamos essa união que estamos praticando hoje. Deixo o meu compromisso de realizarmos um trabalho constante de unidade e fraternidade em nome do Brasil, que tanto precisa da nossa Sublime Instituição”.

A alegria e o entusiasmo do Grão-Mestre do GORGS eram ainda mais significativas. No momento em que sua caneta tocava a superfície do histórico diploma, o Grande Oriente do Rio Grande do Sul alcançava a marca de 100 Tratados de Amizade e Reconhecimento com Potências Maçônicas Nacionais e Internacionais. Um trabalho de diversos Grão-Mestres e diversas gestões. No atual Grão-Mestrado, com o trabalho da equipe do ministério das Relações Exteriores, liderada pelo Irmão Fulvio Delavi, o número de Tratados assinados ou em vias de assinatura nos próximos dias chega a 80. É uma expansão jamais experimentada desde a fundação do GORGS em 14 de outubro de 1893, há 125 anos.

Foram signatárias dos Tratados as seguintes Potências Maçônicas: Grande Oriente do Rio Grande do Sul, Grande Oriente do Brasil, Grande Oriente do Mato Grosso, Grande Oriente de Minas Gerais, Grande Oriente do Paraná, Grande Oriente Paulista, Grande Oriente do Rio Grande do Norte, Grande Oriente de Santa Catarina, Grande Loja do Maranhão e Grande Loja de Santa Catarina.

One Comment

Manfred H Uhlrich

Parabens á todos os irmão ativos e principalmente ao GM irmão Drago que se despede do ma dato em grande estilo.

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *