Presidente da COMAB e Grão-Mestre Geral do GOB reunidos em Brasília

. .

Nesta quarta-feira (9) o Presidente da Confederação Maçônica do Brasil – COMAB – e Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul Tadeu Pedro Drago realizou visita oficial ao Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil Múcio Bonifácio Guimarães, na sede nacional do GOB, em Brasília. Na ocasião, as duas instituições maçônicas realizaram encontro que reuniu também a Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB, representada pelo Secretário-Geral Jordão Abreu da Silva Júnior.

Os Grandes Orientes estaduais que integram a COMAB, as Grandes Lojas Maçônicas estaduais, reunidas pela CMSB, e o GOB, uma federação de Grande Orientes, integram blocos maçônicos como a Confederação Maçônica Interamericana – CMI – e participam de diversos encontros e conferências em todo o mundo. O encontro desta quarta-feira marca o avanço nas ações diplomáticas entre as Potências Maçônicas brasileiras, estreitando as relações fraternas através do diálogo, que deve sempre prevalecer entre os Maçons.

Na oportunidade, os representantes do Grande Oriente do Brasil expuseram a intenção de reconhecer todas as Grandes Lojas e Grandes Orientes estaduais, o que tornará realidade, em breve, o sonho acalentado pelos Maçons brasileiros nas últimas décadas, após períodos de grandes avanços e alguns percalços. Não seguidos pela Potência Maçônica sediada na capital federal.

Nas palavras do Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago “O clima foi de muita cordialidade e fraternidade. Os pronunciamentos foram no sentido de união da Maçonaria Brasileira. A avaliação é extremamente positiva e saímos com muita esperança desta reunião”. Sobre a perspectiva clara do GOB de firmar tratados de reconhecimento com as Potências Maçônicas estaduais, o Grão-Mestre do GORGS mostrou-se bastante satisfeito: “Todos os esforços empenhados até aqui para a real aproximação da Maçonaria brasileira estão sendo recompensados. A Maçonaria Brasileira é uma família única, distribuídas em três casas de muito valor, respeito e integridade”.

* Atualizado 9/1/2018, 20h49min.

Na foto, da esquerda para à direita, os Irmãos Diogo Pasuch, ministro das Relações Exteriores adjunto do GORGS, Grão-Mestre Tadeu Drago, Grão-Mestre Múcio Guimarães e Dimos Petalas, assessor de Assuntos Paramaçônicos do GORGS.

16 Comments

Gilberto Antônio Carazzo

Parabéns Soberano Grão Mestre, Tabeu Pedro Drago, é importante esses encontro entre as Potências . Para o maior reconhecimento entre os Irmãos.’.

Reply
Valteude Guimarães Ferreira

É sempre salutar ver irmãos unidos com as bençãos do grande arquiteto do universo, coisas quê o nosso país está precisando, liberdade, igualdade e fraternidade. Valteude Guimarães Ferreira, capela aparecidense, Aparecida de Goiânia-Goiás

Reply
João leonildo capuci

Só assim a Maçonaria reemprega sua função, através do intendimento.

Reply
Antônio David Maia

Viva a harmonia , afinal temos que mostrar a Pátria Amada o que é ser Maçom.

Reply
Antônio David Maia

Parabéns precisamos de harmonia para dar exemplo ao nosso País , Afinal nosso povo merece, pois o País acredita na força da maçonaria

Reply
Roberto Ramires de Faria

Parabéns! Excelente iniciativa!

T.’.F.’.A.’.
S.’.F.’.U.’.

Reply
Jorge cruz

Parabéns aos irmãos guerreiros de nossa ordem, levam nossa potência ao infinito, unindo todos irmãos maçons numa única sigla maçônica. É algumas pessoas ainda não sabem porque internacionalizar e exteriorizar nossa potência. Que lamentável.

Reply
Albino Neto, Loja Pentagrama de Riachão, 4.153-GOB-MA

TODOS os dirigentes das Potências tem que entender quê estão ocupando o cargo de Gr.·. M.·., pelo período e a Maçonaria Universal, é eterna, devemos conjugar o verbo no plural e não no singular, presevando a harmonia.

Reply
LauribdonGaldeano

Enfim os mandatários da Ordem parece que “criaram juízo” e vão selar a paz. Esperamos que não haja outra ção no tribunal de justiça maçônico .

Reply
Rui Silvio Stragliotto

A notícia é muito bôa. – Finalmente reunidos, os macons que nunca deveriam estar separados. Afinal, somos uma fraternidade. – Como diz o cancioneiro: ” se é preciso a chuva lara florir, é preciso amor para poder viver “. – Depois da tempestade vem a bonança. Não há mal que sempre dure, nem o bem que nunca acabe. Vamos celebrar e aproveitar este bom momento. – Infelizmente, precisamos admitir que ” a desgraça une mais que a felicidade “. – Após um triste rompimento ocorrido em São Paulo, despertou-se consciência de que temos todos os motivos do mundo e fundamentos da Ordem, para sermos unidos; e nenhum que justifique estarmos separados. – Neste momento, sem hipocrisia, tampouco sem má vontade, pessoalmente, reconheço que o grande legado deste momento de união que está a ser celebrado pela Maçonaria Brasileira, é resultado da corajosa atitude do GOSP, que resultou na aproximação do GOB para com a COMAB. – Agora para saber-se definitivamente, se a união é verdadeira, é preciso verificar se os tratados não trazem em sí, nenhum condicionamento limitador da soberania dos GGOOII e das GGLL, quanto a liberdade de celebrações de futuros tratados. – Do contrário, estaria evidenciado interesse em induzir os beneficiados a causarem constrangimento a quem corajosamente teve atitude que lhes resultou beneficio. Bem, aí então, estaria ausente o espirito maçônico. – Este é o parecer de “um livre pensador”.

Reply
Paulo Sérgio Olivieri

Parabéns pela iniciativa, que o G.’.A.’D.’.U.’. Ilumine que seja definitivo essa união, para o fortalecimento da Maçonaria do Brasil.

Reply
Hermes

Parabéns ao GOP-PA em nome do SGM Carlos Vieira, representando o Pará com muita Honra. Parabéns ao GOB pela ilustríssima recepção. Uma nova era irá se iniciar.
GOB ,COMAB e CMSB, a União da verdadeira maçonaria.

Reply
Eduardo Lecey

Parabéns a COMAB, CMSB e o GOB, por fazerem no Brasil o que já tínhamos no Rio Grande do Sul, uma Maçonaria Unida, trabalhando em prol da Maçonaria Universal e da nossa sociedade. Sursum Corda!!!

Reply
sergio luiz svoboda

Esta salutar política de expandir o reconhecimento a nível nacional e mundial é um estado de expansão que trás benefícios há muito não visto no GORGS e avançou no futuro, deixando um legado confortável e eficiente. Parabéns GM Drago e companheiros que levam a bandeira do GORGS além fronteiras!

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *