“Estudar o passado para entender o presente”: CFFM em Palmeiras das Missões

. .

Neste sábado (7), nas dependências da  Loja “Estrela da Palmeira” nº 108, em Palmeira das Missões, chegou à 7ª aula a turma “Lauro Baptista” do Curso de Pós-Graduação em  Filosofia e Fundamentação Maçônica do GORGS (CFFM), com o módulo “Historicidade Maçônica”. Antes que o moderador Irmão Moacir Simões desenvolvesse o tema da aula, foi convidado o Irmão e aluno do curso Eloy Milton Scheibe, Venerável-Mestre da Loja “Honra e Virtude” nº 426, de Chapada, para abertura do Livro da Lei, rogando as bênçãos do Grande Arquiteto do Universo.

Mais uma vez ficou evidenciada a importância do projeto educacional do GORGS, oportunizando a troca de ideias, experiências e conhecimentos entre os Maçons.

Na oportunidade, o moderador Moacir Simões falou sobre a experiência com os Irmãos da região Noroeste do Estado: “Tivemos a grande experiência de compartilhar conhecimento de historicidade maçônica com um grupo seleto, interessado, questionador, o que só fortalece a Ordem Maçônica. Revivemos e demos vida à história, na expressão de Saramago. Olhamos o presente para compreender o presente (Michelet). Estudamos a dimensão do homem maçônico no tempo e no espaço como agente de transformação social (Marc Bloch)”.

Já o Irmão Eloy Milton Scheibe, na condição de Venerável-Mestre e preocupado com o aperfeiçoamento dos Maçons de sua região, comemorou a realização do curso: “O curso de Filosofia e Fundamentação Maçônica está sendo uma oportunidade ímpar de aperfeiçoamento, de debates e conhecimentos maçônicos e muito importante levá-los para o enriquecimento das nossas Lojas.”

A próxima aula será realizada no dia 4 de agosto, com o módulo “Metodologia do Ensino Superior”, já projetando os trabalhos de conclusão de curso, que começam a ser delineados pelos Irmãos-alunos.

Fotos: Sydnei Mitidieri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *