120 anos da “Concórdia do Sul”

. .

Sessão magna pública nesta segunda-feira (14) comemorou os 120 anos de fundação da Loja “Concórdia do Sul” nº 116, de Passo Fundo. O Venerável-Mestre Alexandre Froes Michelin – juntamente com os Irmãos Luiz Focking, 1º vigilante, Agenor Natalino Casteli, 2º vigilante, Edison Airon de Almeida Machado, orador, Joni Pasqualotto, secretário, e Luiz Carlos Morselli, tesoureiro – recepcionou o Grão-Mestre Adjunto do GORGS Osleno Wanderley dos Santos Heberlê, que estava acompanhado da comitiva composta pelo ministro da Administração Ivo Gilberto Fraga, o delegado das 6ª Região Maçônica Rudi Verner Detsch e o delegado da 35ª Região Maçônica Ronaldo Wilmann Cidade. Somados ao Obreiros do quadro e visitantes de outras nove Lojas, totalizaram 148 Irmãos presentes.

Com o relato histórico apresentado pelo orador, todos souberam que até agora a Oficina aniversariante foi administrada por 60 Veneráveis-Mestres. Em seu Quadro, a Oficina contou com três Irmãos que ocuparam o honroso cargo de Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul: James de Oliveira Franco e Souza (1907 – 1916), Tristão Feijó Ferreira (1956 – 1958) e Antão Abade das Chagas (1959 – 1964).

Outra informação que poucos tinham conhecimento é que a Loja originou-se na “Regeneração” nº 252, de Porto Alegre, homenageada na pessoa do Venerável-Mestre Nilson Testa, que recebeu uma placa comemorativa. Além disso, Irmão Paulo Edson Nicolodi, que desempenhou o cargo de orador por muitos anos, teve seu trabalho reconhecido com uma placa de agradecimento.

Estiveram presentes os Veneráveis-Mestres Claudio Joel de Quadros, da Loja “Honra e Trabalho” nº 129, de Carazinho, e Glademir Karpinski, da “Cruz de Malta” nº 271, de Getúlio Vargas. Foram representadas as Lojas “Dharma” nº 292, de São José do Ouro, “Antonino Xavier” nº 260, de Passo Fundo, e “Orvalhos de Hermon” nº 520, de Porto Alegre (todas do GORGS), “Estrela do Planalto” (GOB/RS) e “Luz do Planalto” (GLMERGS), ambas de Passo Fundo, “Fraternidade Marauense” (GLMERGS), de Marau.

Em conclusão à cerimônia, o Grão-Mestre Adjunto Osleno Heberlê entregou uma placa ao Venerável-Mestre destacando: “Em nome do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, nos associamos aos nossos 10 mil Obreiros para parabenizar a Augusta, Respeitável, Mui Excelsa e Centenária Loja Simbólica “Concórdia do Sul” nº 116 pela passagem de seus 120 anos de fundação. Hoje é um dia de alegria e confraternização, por isso rogamos ao Grande Arquiteto do Universo que ilumine esta Oficina para que continuemos com o mesmo sentimento fraterno e de união entre os Maçons”.

Terminada a sessão pública todos foram convidados ao ágape festivo que terminou com um lindo bolo de aniversário.

A edição de número 11 da centenária revista O Delta destaca na coluna Templos Gaúchos a história da Oficina. (adquira aqui)

Fotos: Samuel de Souza Santos (Com. Social GORGS) e Diego Ferri (Concórdia do Sul).

Edição das Fotos: Rafael Passos (Com. Social GORGS)

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *