GORGS recebe oficialmente a List of Lodges 2018

. .

A publicação chega para coroar a exitosa política diplomática instituída pelo Grão-Mestrado do GORGS desde 2013. Presença em simpósios, encontros e conferências foi decisiva

A tarde desta terça-feira (27) tornou-se histórica para o Grande Oriente do Rio Grande do Sul: foi recebido oficialmente o livro List of Lodges que pela primeira vez estampa em suas páginas a mais antiga Potência Maçônica da COMAB. Cristaliza-se assim um dos grandes projetos da atual administração do GORGS. Um sonho acalentado, com certeza, por muitos Maçons ao longo de quase 125 anos de história.

O Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago, quando manuseava a edição especialmente destinada ao primeiro mandatário do GORGS, expressou aos colaboradores mais próximos que naquele momento reverenciava a memória do Grão-Mestre fundador desta Potência Maçônica, Antônio Antunes Ribas, que trabalhou por um Grande Oriente do RS independente e soberano, caminhando ao lado das grandes Potências Maçônicas regulares do mundo.

A List of Lodges é a mais importante publicação com informações sobre a Maçonaria regular em todos os continentes. É uma espécie de “carta de identidade” de uma Potência e suas Lojas jurisdicionadas, com validade e reconhecimento internacional. Serve como um passaporte liberatório para que o Maçom possa participar dos trabalhos de uma Loja em qualquer lugar onde estiver. É necessário tão somente estar na List of Lodges. É o fruto do árduo trabalho que vêm realizando o Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago e sua equipe diplomática, capitaneada pelo ministro das Relações Exteriores Fulvio Delavi. Foram milhares de quilômetros percorridos até os mais longínquos territórios, muitas vezes ausentando-se por semanas de seus afazeres profissionais, dos Irmãos e amigos e, principalmente, de seus entes mais queridos. Tudo isso em nome da grandeza do GORGS.

Segundo o ministro Fulvio Delavi, a partir de agora muitas outras Potências Maçônicas procurarão o GORGS para firmar reconhecimentos. “Já vínhamos recebendo o aceno de diversas Potências desde o ano passado, fato que cresce a cada notícia de um novo tratado que é divulgada. A tendência agora com esta publicação é de que num curto espaço de tempo seja duplicado o número de reconhecimentos internacionais”, projeta o ministro.

O Grão-Mestre Tadeu Drago vai além e afirma: “Esta conquista deve-se ao trabalho de cada Loja do Grande Oriente do Rio Grande do Sul e a cada Irmão. Sem dúvida, esta publicação é um presente que o GORGS recebe neste ano em que comemoraremos, dia 14 de outubro, os 125 anos de nossa fundação. Com a List of Lodges, este Grão-Mestrado atende ao que se havia proposto: chegar aos 125 anos em companhia de Potências Maçônicas tradicionais do mundo como Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Cuba, Inglaterra entre outras tão importantes e representativas”. E finaliza: “O momento exige que todos estejamos unidos no mesmo propósito. A Grandeza e a harmonia do nosso GORGS. Que o Grande Arquiteto do Universo continue a nos abençoar”.

Fotos: Rodrigo Reus e Peter Lenhart/Com. Social GORGS

Grão-Mestre apresenta a tão esperada publicação ao povo maçônico do GORGS

Cabeçalho da primeira página dedicada ao GORGS no livro

Grão-Mestre e ministro Fulvio Delavi no ato do anúncio oficial

Desde 1893 o GORGS segue seu caminho de independência e soberania, ao lado das Potências regulares

Capa personalizada

 

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *