Encontro reúne Delegados no GORGS

. .

Neste sábado (10), o Grande Oriente do Rio Grande do Sul reuniu quase 50 Delegados Regionais no Templo Nobre “Caldas Júnior”, em Porto Alegre. O Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago abriu a reunião que teve participação do ministro das Finanças João Alberto Rebello e Silva, do ministro das Relações Exteriores Fulvio Delavi, do coordenador do Curso de Filosofia e Fundamentação Maçônica do Sydnei Mitidieri Silveira, do Grande Procurador Dimos Fedrizzi Petalas, do Auditor Hildo Alegria Filho, do Contador Luiz Antônio Rosson e do Conselheiro Armênio de Oliveira dos Santos. Em pauta, as ações do GORGS em vários segmentos, gerando resultados positivos para todos os Obreiros filiados.

Na abertura dos trabalhos, o Grão-Mestre fez um balanço de sua gestão, apresentando números sobre o crescimento em todos os setores e projetando o trabalho que ainda está por realizar. Os Irmãos Dimos Petalas e Armênio Santos, representando a área jurídica, expuseram dados detalhados sobre recente processo ocorrido na justiça maçônica e na justiça civil, nos quais os GORGS obteve vitórias sucessivas, o que comprova a lisura de todos os atos de gestão.

Também usaram a palavra os representantes do financeiro, Irmãos João Rebello e Luis Rosson, e o auditor Hildo Filho, responsável por auditorias no GORGS, esmiuçando diversas ações contábeis e financeiras. Esta palestra foi muito proveitosa, pois esclareceu vários pontos das auditorias realizadas recentemente. Na sequência, foi apresentado o Portal da Transparência, que possibilitara uma ampla visão sobre o funcionamento do GORGS.

Na educação, o Irmão Sydnei Mitidieri discorreu sobre a abrangência do ensino e regularidade concedida pelo MEC, demonstrando através de dados que o curso é praticamente autossuficiente. Lembrou que o que se gasta em educação não pode ser encarado como despesa e sim como investimento. Falando da política diplomática, o Irmão Fulvio Delavi abordou a importância das relações internacionais, informando a todos que o GORGS passou de 33 para quase 80 reconhecimentos ao redor do mundo nos últimos anos. Além do ingresso na Listo of Lodges, o GORGS passou a ser referência em termos de diplomacia internacional. Destacou que esse crescimento só é possível com a participação nos principais eventos da Maçonaria mundial, sendo imprescindível que o Grão-Mestre do GORGS se faça presente. “Reconhecimento é o privilégio do relacionamento obtido de forma diplomática”, enfatizou, apresentando casos de Maçons e familiares que já vêm usufruindo dessas conquistas lá fora.

Durante todo o encontro os Delegados puderam se manifestar livremente, sanando dúvidas e expondo ideias para aperfeiçoamento da gestão. O Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago encerrou o encontro agradecendo especialmente aos Delegados, mas também a todos os ministros, colaboradores e funcionários, sem os quais qualquer administração torna-se inviável. “Levem todas as informações e esclarecimentos prestados aos Veneráveis-Mestres das Lojas de suas regiões”, pediu o Grão-Mestre, reforçando o Encontro com os Veneráveis-Mestres do GORGS, que será realizado no próximo sábado, dia 17/3, às 9h, também no Palácio Maçônico (rua Jerônimo Coelho, 116).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *