“Fortaleza do Barril” agora é Loja

. .

Em cerimônia muito concorrida realizada nesta segunda-feira (13), o GORGS elevou o Triângulo “Fortaleza do Barril” nº 491, de Frederico Westphalen, à condição de Loja Justa e Perfeita. A cerimônia ocorreu no Templo da Loja “Estrela da Palmeira” nº 108, em Palmeira das Missões, e contou com a presença de mais de 110 Maçons, das Lojas “Sentinela do Alto Uruguai” nº 357, de Nonoai, “Fonte de Luz” nº 302, de Sarandi, “Honra e Virtude” nº 426, de Chapada, “Luz Verdadeira” nº 258, de Panambi (todas do GORGS) e “Solidariedade”, de Três Passos (da GLMERGS). O GORGS esteve representado pelo Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago, que presidiu a sessão, e pelo ministro da Administração Ivo Gilberto Fraga, que atuou como Mestre-de-Cerimônias. Participarão ainda da Comissão Especial os Irmãos Enyr Dal Magro (delegado 7ª R.M.), José Ricardo Lorenzoni do Amaral, Gilberto Luiz Auler Feldens e Altamiro Santana Machado (respectivamente Venerável-Mestre, orador e past-Master da “Estrela da Palmeira).

A entrega da Carta Constitutiva definitiva da Loja foi momento de grande alegria entre os Irmãos da nova Oficina. O Grão-Mestre expressou seu entusiasmo com o trabalho realizado em Frederico Westphalen: “Em todos os meus anos conhecendo as mais distantes Lojas deste Estado, nunca tinha visto um Triângulo com tamanha pujança”, referindo-se aos 28 Obreiros que compõem o quadro. Já o orador relembrou momentos marcantes na trajetória da Maçonaria frederiquense. Homenageou os Irmãos que por muito tempo realizaram longas viagens para participar de reuniões Maçônicas e hoje disseminam os ideias fraternos em Frederico Westphalen. “A Maçonaria praticada no interior tem suas características próprias. As distâncias percorridas e outras dificuldades acabam aproximando e tornando os Irmãos mais unidos”, finalizou.

No mesmo ato, foi instalado o Venerável-Mestre Rogério Vargas dos Santos e empossada a nova diretoria: Luiz André Damiani (1º vigilante), Odi Ceolin (2º vigilante), Mauro de Souza (orador), Paulo Luís Farias de Barros (secretário) e Fábio Alex Rossato (tesoureiro). O Venerável-Mestre, nitidamente emocionado com a grandeza do ato, revelou sua alegria por estar colaborando para a implementação e fortalecimento da Maçonaria em seu município. “O compromisso assumido hoje não é apenas do Venerável-Mestre ou das dignidades; é sim de todos nos, Maçons cônscios de suas reponsabilidades para com a Ordem Maçônica”.

Já no ágape, após homenagear a “Estrela da Palmeira”, Loja-mãe da “Fortaleza do Barril”, e o Grande Oriente do Rio Grande do Sul, pelo total apoio à sua Oficina, o Venerável-Mestre encerrou a noite festiva reafirmando o acerto na escolha do nome da Loja: “Fortaleza é um rio que nasce em Seberi. Com essa força e a pujança, o rio deveria emprestar seu nome para uma Loja Maçônica, que faz transportar amor e energia; o Barril era um local onde os viajantes matavam sua sede com uma fonte de água limpa. Assim como em nossas reuniões os Irmãos saciam sua sede de conhecimento, pelo aprimoramento espiritual e intelectual.”

Fotos: Rodrigo Reus/Com. Social GORGS