Uma Sessão memorável em Serafina Corrêa

. .

 

A Loja “Irmãos de Hiram Abiff” nº 328, de Serafina Corrêa, recebeu a comitiva do Grão-Mestrado do GORGS para uma sessão magna de grande importância: a sagração do Estandarte, a concessão do título de “Benemérita” e a posse do delegado da 49ª Região Maçônica. A sessão foi presidida em conjunto pelo Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago e pelo Venerável-Mestre Adriano Carlos Scalco, e teve a participação do Grão-Mestre Adjunto Osleno Wanderley dos Santos Heberlê e do ministro da administração Ivo Gilberto Fraga.

Sensibilidade do Grão-Mestrado

Os Irmãos ficaram muito contentes com a decisão do Grão-Mestrado em criar a 49ª Região Maçônica atendendo um antigo anseio das Oficinas das cidades de Guaporé – que será a sede – Serafina Corrêa, Veranópolis e Nova Prata, que convivem harmoniosa e fraternalmente, como se pôde constatar durante toda a cerimônia. Com a criação da nova região, foram empossados os Irmãos Lauro Sebben, delegado, Silvio Israel Faé, delegado adjunto, e Moacir Hilário Pierazan, secretário.

Sagração do Estandarte

Segundo as palavras do próprio Grão-Mestre, a sagração de Estandarte é uma das cerimônias mais belas e emblemáticas da Maçonaria pelo seu significado e importância. A leitura da descrição da heráldica não só detalha com relembra os Irmãos o significado de cada símbolo, o rito e nome da Oficina, além de seus merecidos títulos honoríficos: Augusta, Respeitável, Benemérita e Excelsa Loja Simbólica. A comissão consagradora foi formada pelo Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago, Grão-Mestre Adjunto Osleno Wanderley dos Santos Heberlê, delegado da 19ª Região Maçônica Lauro Sebben, ministro da Administração Ivo Gilberto Fraga, e os Irmãos Francisco Silvio Crema e Rony Roberto Grechi.

Benemérita

O Grão-Mestre ressaltou durante seu discurso que um dos mais importantes títulos de uma Loja Maçônica é o de Benemérita. O papel do Maçom vai muito além do seu próprio aprimoramento intelectual e filosófico e se estende para a sociedade onde e vive e interage. O merecido título concedido a Loja “Irmãos de Hiram Abiff” vem do seu trabalho na comunidade de Serafina Corrêa e sua contribuição principalmente na APAE do município, que atende mais de 140 crianças, mas também em outras áreas, a ponto de cidade ter um ditado popular quando Maçons decidem agir: “Se a Maçonaria vai atuar, as coisas vão andar”. Esse é o resultado da grande contribuição que a Loja presta a sociedade local, servindo de exemplo para todas as Oficinas. A nova sede da APAE está sendo construída e as obras, visitadas pela comitiva do Grão-Mestrado, estão em pleno andamento.

Para completar a noite festiva, um saboroso churrasco de carne de gado e ovelha, servido no salão de ágapes do Templo da Loja. As reuniões ocorrem às segundas-feiras no Templo situado na via Udine nº 525. A Loja conta com 32 Obreiros. Na administração, os Irmãos Adriano Carlos Scalco, Alexandre João Damo, Milton Rubens Bassanello, Antônio Rampanelli, Cassio Garbin Luis e Carlos Alban.

Fotos: Peter Lenhart/Com. Social GORGS