GORGS prestigia lançamento de livro

. .

O Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago prestigiou o lançamento do livro “Um Romancista ao Sul”, da cunhada Débora Mutter, dia 6 de outubro, nas dependências do Memorial RS. Débora é mestre em Literatura Comparada e doutora em Literatura Brasileira e Sul-africana pela UFRGS, com a tese Imagens do Século XIX na ficção de Luiz Antonio de Assis Brasil. E é exatamente este ensaio crítico que foi adaptado para uma linguagem mais coloquial e se apresenta como uma releitura deste que é um dos grandes escritores contemporâneos. Luiz Antônio de Assis Brasil esteve presente na tarde de autógrafos, bem como o escritor Sergius Gonzaga, autor da apresentação da obra.

Na ocasião, a autora fez apresentação aos convidados, relembrando os primeiros passos de sua tese, que nasceu com a leitura da obra A Margem Imóvel do Rio. A partir daí, foram nove anos de intensas pesquisas e análises até chegar ao livro. Sergius Gonzaga elogiou o trabalho, destacando tratar-se de uma leitura agradável e sedutora, o que, segundo ele, é um grande mérito para um ensaio crítico. Assis Brasil por sua vez comemorou o fato de uma obra de crítica literária ter espaço de publicação. Destacou que muitas vezes o crítico desvela nuances que nem o próprio autor tinha consciência de ter escrito.

A sessão de autógrafos foi bastante concorrida, momento em que, ao degustar um excelente coquetel, os convidados puderam privar do convívio com os escritores num ambiente cultural e familiar. A cunhada Débora Mutter concedeu entrevista à rádio GORGS, que será veiculada no programa Conexão GORGS do dia 18 de outubro, às 14h. Nova sessão de autógrafos com mesa de debates ocorrerá no dia 4/11, às 19h, na praça de autógrafos da Feira do Livro de Porto Alegre.

Fotos: Rodrigo Reus/Com. Social GORGS