Banquete marca 15 anos da “União do Vale”

. .

A Loja “União do Vale”, de Feliz, comemora nesta quarta-feira (11), 15 anos de fundação. Para festejar a data, foi realizado grande Banquete Ritualístico no dia 10, com a presença de mais de 120 Maçons. O GORGS foi representado pelo Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago, que esteve acompanhado do Grão-Mestre Adjunto Osleno Wanderley dos Santos Heberlê, do ministro da Administração Ivo Gilberto Fraga e do assessor Raimundo Castro de Ávila. Estiveram presentes comitivas das Lojas “Confraternidade” nº 379, “União e Sabedoria” nº 268 e “Fraterna União” nº 478, todas de Farroupilha; “João Oscar Hack” nº 303, de Garibaldi; “Fraternidade IV” nº 287, de Caxias do Sul; “República Rio-grandense” nº 502, de São Sebastião do Caí; “Sir Alexander Fleming” nº 238 e “Maestro Antônio Carlos Gomes” nº 515, de Porto Alegre, todas do GORGS. Da GLMERGS, as Lojas “Vale dos Vinhedos”, de Bento Gonçalves, “Cidade de Portão”, de Portão, e “Cidade de Montenegro”, de Montenegro. E do GOB-RS, a Loja “Saint Germain”, de Caxias do Sul.

Antes de dirigirem-se ao local do evento, um momento marcante: foi inaugurada a galeria de ex-Veneráveis-Mestres e placas em homenagem aos Irmãos Fundadores. Na ocasião, a cunhada Agnes Noll, viúva do Irmão Alcides Noll Filho, ex-1º vigilante da Loja, falecido no ano passado, representou as cunhadas. O Venerável-Mestre Luiz Alberto Britz, ao lado do Grão-Mestre e de ex-Veneráveis-Mestres procedeu o descerramento das fotografias. Após a saudação do Venerável-Mestre e do Grão-Mestre, as emocionadas palavras da cunhada, que chegou às lágrimas ao recordar que seu marido, se estivesse vivo, estaria certamente ali presente e muito feliz.

Após a emotiva reunião no Templo, os Irmãos chegaram até as dependências da Sociedade Cultural e Esportiva Feliz – SOCEF – onde foi realizado o Banquete Ritualístico. Entre os Irmãos visitantes, destaque para o grande número de Aprendizes e Companheiros. Entre eles, o Irmão Adair Silvestrin, de Farroupilha, que comemorava um ano de ingresso na Ordem Maçônica exatamente naquela noite. “Há um ano eu ingressava na Loja ‘Fraterna União’ e hoje estou presenciando meu primeiro Banquete Ritualístico. É um grande presente que ganho. Estou brindando duplamente!”, exclamava, sorridente.

Nas homenagens, brindes à pátria, ao Grão-Mestre e sua administração, ao Venerável-Mestre, aos vigilantes e ao aniversário da Loja. Diversas foram as manifestações de carinho dos Irmãos visitantes, com entregas de placas e ragalos. Os Irmãos da Loja “Fraterna União”, que se fizeram presente em comitiva com 14 integrantes, propuseram um brinde especial em homenagem a Loja aniversariante. Na sequência, um “parabéns a você” puxado pelo Grão-Mestre que, ao entregar placa comemorativa, salientou a importância d Oficina na construção do conhecimento maçônico: “Mais de 15% dos Irmãos desta Loja já cursaram a Pós-Graduação em Filosofia e Fundamentação Maçônica. E a Oficina está participando ativamente do projeto de uma Loja de pesquisas e estudos denominada ‘Lauro Araújo Baptista da Silva’ que será regularizada em breve”. Ao finalizar, entregou fotografias da formatura do curso referido.

A Loja “União do Vale” nº 438 realiza suas reuniões às terças-feiras no Templo situado na rua Roque Gonzales esquina com a rua Willy Reichert. Conta atualmente com 31 Obreiros e tem na administração os Irmãos Luiz Albert Btitz, Raul José Welter, Márcio Erthal, Jair Hanauer, Acácio Bohn, Carlos José Cvitko.

Fotos: Rodrigo Reus/Com. Social GORGS