Casa do Maçom: a sede do GORGS na EXPOINTER

. .

A Expointer é a cara do Rio Grande. Ali, o rural encontra o urbano e são expostas as grandes vitórias da produção gaúcha. É o cartão de visitas do Estado para o mundo. Pois nesse ponto de encontro entre quem produz e quem consome, o cidadão da cidade pode conhecer um pouco mais do trabalho do homem do campo. A Maçonaria está presente na Expointer, pois os Maçons são figuras atuantes em todos os ramos da sociedade. A Casa do Maçom na Expointer é responsabilidade da Loja “Luz, Vida e Amor”, de Esteio, que recepciona, todos os anos, centenas de Irmãos, cunhadas, sobrinhos e convidados na maior feira agropecuária a céu aberto da da América Latina. Como já é tradição, o GORGS transfere sua sede uma vez por ano para a feira, com o gabinete do Grão-Mestre exatamente na Casa do Maçom. Nesta segunda-feira (28) o Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago, o Grão-Mestre Adjunto Osleno dos Santos Heberlê e o ministro da Administração Ivo Gilberto Fraga realizaram suas tarefas administrativas no local. Ao longo do dia, muitos Irmãos marcaram presença reunindo-se com as mais altas autoridades do Grande Oriente do Rio Grande do Sul ou apenas para deixar seu abraço fraterno.

Ao lado do Venerável-Mestre Joaquim José Schuck, O Grão-Mestre deu por abertos os trabalhos às 10h, com transmissão ao vivo da Rádio GORGS (ouça novamente no podcast), exaltando a importância da presença da Loja no parque. “Todos os Irmãos que vêm a Expointer tem aqui o seu espaço, a sua casa. Afinal, esta é a Casa do Maçom”.

Diversas entrevistas ocorreram ao longo do dia, como a do Irmão uruguaio Gonçalo Macció Diana, médico veterinário da cidade de Melo, departamento de Cerro Largo, no país vizinho, que acompanhou o trabalho ao longo de todo o dia, acompanhado de familiares. Outra entrevista bastante interessante foi a do Irmão Braz Roberto Sebastião Schettini, diretor regional da Associação Brasileira de Zootecnistas. Na sequência, o diretor do SICOOB justiça, de Porto Alegre, Irmão Sávio da Rosa Terra, falou sobre o cooperativismo.

A equipe que dá suporte ao Governador José  Ivo Satori no seu gabinete administrativo no parque Assis Brasil (a chamada “Casa Branca”) teve representação na programação do dia, através da visita dos Irmãos Antônio Alves, sub-chefe administrativo da Casa Civil, e Sandro Schlindwein, diretor administrativo do parque. Na pauta, as melhorias no local, através de parcerias público-privadas, destacando que o governo teve o cuidado de analisar todos os pontos fracos do parque, corrigindo para esta edição. Ressaltaram ainda a expectativa de superar o público do ano passado e dos cuidados principalmente na questão sanitária.

O Grão-Mestre Adjunto Osleno Heberlê, o ministro Ivo Gilberto Fraga e o delegado da 3ª R.M. Edison Ubiratan Pinto expressaram alegria em participarem de mais uma edição da Expointer ao lado dos Irmãos. Em suas palavras, é em momentos como estes, na Casa do Maçom, que o GORGS mostra a pujança de suas Lojas e a importância do modelo administrativo em execução pela atual gestão.

Foram homenageados na ocasião o Irmão Vanderli Rafael dos Santos Parulla, condecorado com a medalha “Bento Gonçalves”, e o sobrinho Douglas Salante, pelo prêmio recebido com a égua Labareda da Água Dura na competição de “Marcha Campeira”. Douglas e seu pai, o Irmão Mauro Salante, falaram das atividades campeiras e deram dicas de como encilhar o cavalo.

O grande fechamento do dia produtivo se deu com a participação do governador José Ivo Sartori, que abriu espaço na sua concorrida agenda especialmente para visitar a Casa do Maçom e o seu amigo pessoal Tadeu Pedro Drago. Entre os assuntos tratados, Sartori destacou a presença forte da Ordem pelo mundo: “Em todos os lugares que visito, sempre tenho encontrado alguém do nosso meio, me deixando totalmente à vontade, falando a nossa linguagem, fazendo com que me sinta sempre em casa, mesmo em locais nos quais nunca estive”. O dia encerrou com a satisfação total de todos os envolvidos nas atividades da Loja e do GORGS. Porém a Expointer continua e a Casa do Maçom está com suas portas abertas para todos os visitantes na Quadra 18 do Parque Exposições Assis Brasil. E todas as segundas-feiras do ano, a partir das 19h30min com os Irmãos da Loja “Luz Vida e Amor”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *