Os 162 anos de uma Loja fundadora do GORGS

. .

No dia 23 de maio, a comitiva formada pelo Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago, o Grão-Mestre Adjunto Osleno dos Santos Heberlê e o Delegado da 1ª região Maçônica Miguel Sanson, foi recepcionada pelo Venerável-Mestre Mario Inacio Ghiel, para a cerimônia pública em comemoração aos 162 anos de fundação da Loja “Progresso da Humanidade” nº 39, de Porto Alegre. Entre os títulos distintivos, a Oficina aniversariante ostenta, com orgulho, o de “Fundadora”, já que teve participação fundamental nos movimentos que redundaram na fundação do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, em 14 de outubro de 1893. O aniversário da Loja transcorreu dia 14, segundo domingo de maio, coincidindo com o Dia das Mães. A propósito, a homenagem às mães foi comemorado pela primeira vez no Brasil, exatamente em Porto Alegre, por iniciativa do Irmão Frank Long, Obreiro da “Progresso da Humanidade”. Ele também criou Associação Cristã de Moços – ACM – e trouxe, dos Estados Unidos da América, em 1914, o basquetebol para o Rio Grande Sul.

Ao fazer uso da palavra, o Grão-Mestre saudou as cunhadas e familiares ali presentes: “Elas representam a importância da família para todos os Maçons”. Sobre a Loja, comemorou o fato de poder se fazer presente à sessão de aniversário. “Hoje comemoramos 162 anos de tradição que nos mostra o compromisso dos Irmãos que construíram parte da história do país e do Rio Grande, lutando por uma sociedade mais justa e solidária”. Após o pronunciamento do Grão-Mestre, as cunhadas foram homenageadas com uma rosa.

A Loja realiza suas reuniões às terças-feiras, às 20h, no Templo “Irmão Luiz Afonso”, do Palácio Maçônico (Jerônimo Coelho, 116). É administrada pelos Irmãos Mário Inacio Ghiel, Mário Alquati Koslowski, Carlos Augusto Grendene Langone, Mauro Ritter Longhi, Alfredo Klotz Filho e Leonil dos Santos Cavalheiro. Contatos pelo e-mail progressodahumanidade@bol.com.br. Conta com 36 filiados.

Fotos: Samuel Santos/Rádio GORGS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *