Instalado o 11º Bethel das Filhas de Jó no RS

. .

 

O dia 13 de maio de 2017 marca a concretização de um desejo das comunidades de Horizontina, Três de Maio, Santa Rosa, Tucunduva, Cruz Alta e Passo Fundo: a criação do Bethel Luna de Horizontina, o 11º da Ordem Internacional das Filhas de Jó no Rio Grande do Sul. Conforme o Venerável-Mestre Cléber Oliveira “(…) este sonho está sendo acalentado há bastante tempo. A possibilidade se tornou real a partir de 2015, quando a Ordem Internacional das Filhas de Jó determinou que não seria mais necessário o parentesco Maçônico para as meninas ingressarem”. Desde 2014, a Oficina já patrocina um Capítulo da Ordem DeMolay, o Guardiões do Horizonte 853. Ainda segundo o Venerável-Mestre, a chegada de uma Ordem paramaçônica determinou uma nova realidade para a Maçonaria na cidade. A criação de um clube de mães e amigos para apoiar as atividades dos jovens DeMolays foi um dos fatores primordiais para a busca do de um Bethel das FIlhas de Jó.

Com o apoio total do Bethel Lírios do Campo 05, de Cruz Alta, foram iniciadas 11 meninas de Horizontina e Três de Maio, em 2016, e mais cinco em 2017, incluindo ainda a cidade de Santa Rosa. Assim, ocorreu a instalação do tão sonhado Bethel Luna de Horizontina. Primeiramente foi constituído o Conselho Guardião, seguido da iniciação das três primeiras meninas. Então, foi realizada a instalação das oficiais e coral do Bethel. Com a presença do Supremo Deputado Assistente da Ordem das Filhas de Jó Internacional, Irmão Alexandre Sperb, a programação do dia foi intensa e muito emocionante. Além da participação inestimável do Bethel Lírios do Campo 05, de Cruz Alta, a representação do Bethel 08 Virtudes de Gaia, de Passo Fundo, também foi marcante.

A concorrida cerimônia foi realizada nas dependências Loja “Fraternidade Horizontinense”, que teve seu Templo lotado por Filhas de Jó, Maçons, cunhadas, DeMolays, familiares e amigos. Destaca-se a presença do Venerável-Mestre da Loja “Delta Luminoso” nº 387, de Três de Maio, André Antônio Dal`Aqua, e do Venerável-Mestre da Loja “Liberdade e Fraternidade” nº 372, de Cruz Alta, Larri Augusto Caraffa. O Bethel Luna de Horizontina teve inestimável apoio do GORGS, através do departamento de assuntos paramaçônicos, coordenado pelo Irmão Paulo Chagas.

Fotos: Paulo R. Vasconcellos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *