Grão-Mestre palestra na “Minerva”

. .

Convidado pelo Venerável-Mestre Juvenir Pedro Bianchi, da Loja “Minerva” nº 152, de Porto Alegre, o Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago proferiu palestra, em sessão especial no dia 11/5, com presença de 80 Maçons. Juntamente com o Grão-Mestre Adjunto, Osleno dos Santos Heberlê, o 1º vice-presidente da PALM, Gildásio Alves Oliveira e o juiz do Tribunal de Justiça Maçônica, José Flávio Saldanha Moreira, o Grão-Mestre presidiu os trabalhos que foram dirigidos pelo venerável-mestre da Loja anfitriã.

Aproveitando a presença do Irmão visitante Paulo Sérgio Carvalho, escritor e acadêmico da Academia Maçônica de Ciências, Letras e Artes da COMAB, lembrou que no dia 26 de abril, foram empossados dez novos acadêmicos e que “(…) isso fortalece a cultura Maçônica”. Acentuou ainda o Grão-Mestre que os ensinamentos Maçônicos, sempre que compreendidos, propiciam ao Maçom um comportamento diferenciado. “Nós, como gestores do Grande Oriente do rio Grande do Sul, valorizamos cada Irmão, cada Loja, ouvindo seus Veneráveis-Mestre, com seus anseios, dificuldades e ponderações, sempre que estas existam”, frisou. Lembrou que GORGS possui quase 250 Lojas e mais de dez mil Obreiros “(…) espalhados por esses rincões do Rio Grande”. Junto com as Lojas, é preciso construir uma Potência forte e representativa, pregou aos presentes.

Na sequência discorreu minuciosamente sobre o que representa para o GORGS o Curso de Filosofia e Fundamentação Maçônica, semente plantada em solo fértil, geradora da futura Faculdade do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, a FAGORGS. Explicou a abertura que o GORGS obteve junto às principais Potências Maçônicas do mundo, através dos tratados de reconhecimento e fraterna amizade, uma vitória de todos os Maçon. Ao término, o Grão-Mestre foi homenageado com uma obra de arte construído sobre pequena pedra tendo uma placa dourada com dizeres lembrando a visita.