Da educação Maçônica às relações internacionais: a semana do Grão-Mestrado do GORGS

. .

Depois de presidir a cerimônia de formatura da 3ª turma do Curso de Filosofia e Fundamentação do GORGS (dia 6/5), em Passo Fundo, o Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago e o Grão-Mestre Adjunto Osleno dos Santos Heberlê começaram a semana muito cedo no GORGS. Os Irmãos Brasil Celso Peixoto e Fábio Moreira de Souza, da Loja “A Virtude” n° 307, tratando de assuntos referentes à valiosa colaboração dos Irmãos dessa Oficina para com o Grande Oriente do Rio Grande do Sul. Ainda naquela manhã, o ministro da Assistência e Previdência, Antônio José Garcia Pereira, conversou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido em sua pasta.

Na terça-feira, o Irmão Sidney Mitidieri Silveira, coordenador do Curso de Filosofia e Fundamentação Maçônica do GORGS, examinou o projeto que organiza as novas turmas. Ficou definido que, para Porto Alegre, as inscrições abrirão oficialmente no mês de junho, com as aulas iniciando no mês seguinte. Também já estão sendo acertados os detalhes finais para os cursos em Palmeira das Missões, Santa Maria e uma nova turma em Passo Fundo. No mesmo dia, o ministro das relações exteriores do GORGS expôs ao Grão-Mestre o interesse de muitos Irmãos quanto às atividades internacionais do GORGS, durante palestra realizada em reunião da 19ª Região Maçônica. Examinaram também documentos já protocolados junto ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul por Potências Maçônicas que esperam firmar tratados de reconhecimento e fraterna amizade.

Dia de visitas, cumprimentos e medalha

Durante toda a quarta-feira (10/5), o Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago recebeu visitas de cortesia e cumprimentos pela passagem de sua data natalícia. Desde funcionários, ministros e colaboradores até delegados regionais, veneráveis-mestres e Irmãos de cidades mais distantes, passaram pelo Palácio Maçônico para uma abraço e um “feliz aniversário. A Loja “Centenário” nº 332 (que trabalha nas quartas-feiras à tarde), em comitiva liderada pelo Venerável-Mestre Jocemar Menezes agraciou o Grão-Mestre com a medalha “Pelicano”, maior comenda concedida pela Oficina.

Na quinta-feira (11), o Irmão Getúlio Vargas da Silva, delegado da 48ª região Maçônica, examinou temas referentes às cinco Lojas de sua região, todas sediadas em Canoas. Participou também o Irmão Alberto Augusto Ribeiro, delegado da 16ª região maçônica.

GORGS planeja construir em Eldorado do Sul

Para tratar sobre o projeto de construção de futuro Templo na cidade de Eldorado do Sul, visitaram o Grão-Mestrado os Irmãos Sérgio Antônio Clezar Marcos, da Loja “Fé, Amor e Caridade”nº 431 e Milton Paulo de Jesus, da Loja “Obreiros de Salomão”nº 249, de Porto Alegre.