Posse na Academia de Letras da COMAB

. .

O Grande Oriente do Rio Grande do Sul está representado com dez novos membros na Academia Maçônica de Ciências, Letras e Artes (AMCLA) da Confederação Maçônica do Brasil (COMAB). A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (26), foi conduzida pelo Presidente da Academia, Irmão Renato Gabriel, e contou com a presença do Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago, do Presidente da COMAB e Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná (GOP-PR), João Krainski Neto, autoridades maçônicas e familiares. O GORGS, por ser o mais antigo Grande Oriente dos 21 filiados à COMAB, possui as cadeiras de 01 até 10. Além dos dez membros gaúchos, três Irmãos paranaenses também tomaram assumiram cadeiras.

Após a abertura, o presidente da COMAB falou que a Maçonaria não pode abrir mão da tecnologia e deve ter coragem de mostrar o que ela é, quais seus ideias e quais seus compromissos com a justiça, com a honestidade, com a liberdade e com a cultura. Também saudou o Grão-Mestrado do GORGS, por suas iniciativas na área da educação, citando principalmente o Curso de Filosofia e Fundamentação Maçônica. Lembrou que muitas já tratam essa administração como o “Grão-Mestrado da Educação”. O Grão-Mestre do GORGS disse estar muito satisfeito, pois um dos quesitos para tomar posse de uma cadeira na Academia Maçônica de Ciências, Letras e Artes é justamente o curso de Filosofia e Fundamentação Maçônica, uma ideia que vem crescendo desde 2008 e hoje está em pleno funcionamento com turmas por todo o estado. Ressaltou que a força deste projeto está acima de quaisquer vaidades, pois é uma condição sine qua non do Maçom a busca incessante pelo conhecimento. “A sociedade na qual vivemos hoje está carente em educação”.

No cerimonial de entrega dos diplomas e das carteiras da Academia, a primazia coube às cunhadas e sobrinhos ali presentes, contagiando de alegria e emoção os mais novos detentores desta que é, sim, uma honraria; mas, é acima de tudo, uma responsabilidade: propagar a cultura Maçônica em todo Brasil.

Os novos membros da Academia Maçônica de Ciências, Letras e Artes são: pelo Rio Grande do Sul, os Irmãos Andreis Silvio Dal’Lago, Armênio de Oliveira dos Santos, Dimos Fedrizzi Petalas, Gilberto Pedott, Jocelito Alfredo Albuquerque, Jones Henrique Manzoni Christo, Lourival Stange Júnior, Moacir Almeida Simões, Paulo Adil Ferenci e Sydnei Mitidieri Silveira; pelo Paraná: Irmãos Nelson Brito Rodrigues, Paulo Sérgio Rodrigues Carvalho e Roberto Fonseca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *