Jubileu de Prata em Triunfo

. .

Há 25 anos, no dia 2 de abril, eram reerguidas as Colunas da Loja “Triumpho do Direito”, na cidade de Triunfo. Na noite do dia 4 de abril, em sessão magna, o Grão-Mestrado Tadeu Pedro Drago, o Grão-Mestre Adjunto Osleno dos Santos Heberlê e comitiva, foram recebidos no Templo da Loja para comemorar o jubileu de prata do reerguimento e para condecorar a Oficina com o título de Excelsa.

Os trabalhos foram dirigidos pelo Venerável-Mestre Pierry de Oliveira Nunes, com a presença de 40 Maçons, com representantes das Lojas “Rocha Azul” nº 157, de Montenegro, e “Liberdade e Justiça” nº 72 (GLMERGS), de São Jerônimo. O Grão-Mestre saudou os Irmãos, lembrando que a Loja foi uma das primeiras do GORGS. Condecorou com placa e diploma, registrando que a Oficina passa a ostentar em seu título distintivo a honraria Excelsa. Na sequencia, presenteou os Obreiros com uma bandeira do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, que representa o estandarte da Potência Maçônica.

O Orador Luiz Alencar Grazziotin lembrou a fundação da Loja em 1898, lendo na íntegra a ata referente àquela sessão. Destacou que quase todos os fundadores hoje são homenageados na região com nomes de ruas, praças e escolas, comprovando a representatividade da Maçonaria. Saudou a memória do Grão-Mestre “Ad Vitam” Milton Barbosa da Silva que, ao lado do Irmão Iberaci Mattielo Lemos, foi o grande responsável pelo reerguimento das colunas em 1992.

O Venerável-Mestre se disse emocionado em comandar a Loja num momento tão importante. “Espero deixar um legado para meus Irmãos, pois trabalhei da melhor forma que pude em minha gestão”, sentenciou. Após a sessão, todos confraternizaram em ágape no salão de eventos da Loja. A “Triumpho do Direito” fora fundada no ano de 1898, adormecendo em 1902. Realiza suas reuniões às terças-feiras, às 20h, no Templo situado na rua Dom Pedro II nº 83. A diretoria é composta pelos Maçons Pierry de Oliveira Nunes, Tiago Silva da Silva, César Cristiano Silva Satiq, Maurício da Costa Jadoski, Sérgio Renato Conzatti eLuiz Alencar Grazziotin. Conta em seu quadro com 21 filiados.

Fotos: Rodrigo Reus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *