“Vive la France!”

. .

Foi com uma grande celebração que a Loja “Republica de França” n°326, de Porto Alegre, comemorou seu 29° aniversário. 76 Maçons compareceram ao salão de eventos “Sylvio Bustamante” no Centro Templário do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, para o jantar ritualístico que contou com a presença do Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago, o Grão-Mestre Adjunto Osleno Wanderley dos Santos Heberlê e toda sua comitiva, o Secretário Executivo do GORGS Hugo Ricardo Basler Filho, o Deputado da PALM Armênio Oliveira dos Santos, e demais autoridades Maçônicas, Veneráveis-Mestres e Obreiros de Lojas convidadas, inclusive da GLMERGS.

O primeiro grande momento foi a inauguração da galeria de ex-Veneráveis-Mestres da Loja, que ainda não possui um local fixo de exposição, mas já tem os quadros com as fotos dos homenageados:  José Carlos Miró (1989/1991 e 1995/1997), Hilton Costa Vargas (1991/1993), Marco Antônio Birnfeld (1993/1995), Guilherme Oliveira de Souza Castro –  in memoriam  – (1997/1999), Leandro Kolodny (1999/2001), Luiz Fernando Vieira (2001/2003), Adil Moura (2003/2005), Miguel Sanson (2005/2007), Hugo Ricardo Basler Filho (2007/2009), Carlos Roberto Guimarães Rodrigues (2009/2011), Lucídio Inácio Valoni Ávila (2011/2013) e Gelson Rolim Stocker (2013/2015).

No início do jantar ritualístico o Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago parabenizou os Obreiros da Loja pelo trabalho ao longo dos anos e passou o primeiro malhete para o Venerável-Mestre, Moacir Perrone De Leon, conduzir os trabalhos. Os brindes da noite celebraram a Pátria, a Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul e seus Grão-Mestres, os Veneráveis-Mestres, Os Vigilantes e, por fim, a todos os Maçons da Ordem. O jantar preparado pela equipe dos Chefs foi irresistível: A entrada ficou por conta de um mix de folhas verdes ao vinho. Logo após, uma taça de Ceviche de camarão. Como prato principal, Paella à marinera e na sobremesa Petit Gâteau ao molho de frutas vermelhas. E como não poderia deixar de faltar em uma festa de aniversário, o Gran Finale, veio com o bolo de aniversário de nata com morangos com o emblema  da Loja e as velas dos 29 anos oficina.

Homenagens foram concedidas aos Obreiros da Loja pelos serviços prestados à Ordem: Receberam honrarias os Irmãos:

  • Luiz Armando Silva Oliveira e Romeu Martins Ribeiro Filho (Medalha Bento Gonçalves);
  • Adil Moura (Medalha Bento Gonçalves, Ramo de Acácia de Prata e Ramo de Acácia de Ouro);
  • Alexandre Martins de Lima (Medalha Bento Gonçalves e Ramo de Acácia de Bronze);
  • Luciano de Faria Brasil (Medalha Bento Gonçalves, Ramo de Acácia de Bronze e Ramo de Acácia de Prata);
  • Luiz Fernando Vieira (Medalha Bento Gonçalves e Ramo de Acácia de Prata);
  • João Daniel Dias (Ramo de Acácia de Bronze);
  • Carlos Roberto Guimarães Rodrigues (Ramo da Acácia de Prata e Mérito Maçônico);
  • Lucídio Inácio Valoni Ávila (Mérito Maçônico);
  • E ainda José Maineri Madeira (título de Insigne);

No final, em posse da palavra, o Venerável-Mestre agradeceu a presença de todos e anunciou que, à pedido do Grão-Mestre, o tronco de benemerência seria enviado a comunidade de São Francisco de Paula que foi atingida por um tornado há algumas semanas atrás. Já o Grão-Mestre, parabenizou mais uma vez a Loja e disse que é um homem muito feliz por poder presenciar oficinas de trabalho como a Loja “República de França”, onde se faz uma Maçonaria fraterna e atuante, e que só faz prosperar o Grande Oriente do Rio Grande do Sul.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *