GORGS na Vice-Presidência da COMAB

. .

A Confederação Maçônica do Brasil – COMAB – realizou sua 103ª Assembleia Geral Ordinária dia 10 de fevereiro, em Florianópolis, Santa Catarina. Dentre os principais temas abordados, foi realizada a eleição que indicou o Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, Tadeu Pedro Drago, para a vice-presidência do colegiado. O novo presidente é o Grão-Mestre do Grande Oriente da Bahia, Gilberto Lima da Silva, com mandato de um ano.

O encontro de Grão-Mestres é o órgão máximo deliberativo da COMAB e é realizado anualmente. Na reunião em solo catarinense, estiveram presentes quase a totalidade dos Grandes Orientes confederados (atualmente são 22). Uma das principais discussões foi com relação à educação Maçônica, com destaque para iniciativas de formação do Maçom alguns estados. No GORGS, já foram diplomadas três turmas no curso de Filosofia e Fundamentação Maçônica, e a projeção é iniciar mais três turmas em 2017. A Faculdade Maçônica também deve ter seu lançamento oficial ainda em 2017, como cursos para toda a comunidade. Tais iniciativas fazem do GORGS uma referência em educação no País.

Outro tema bastante atual tratado no evento foi a necessidade da criação de mecanismos de fiscalização das ações dos agentes públicos, em especial na esfera política. Há o entendimento na COMAB de que os Maçons devem atuar firmemente na defesa da moral e dos bons costumes, indicando caminhos para a retomada do desenvolvimento do País, com ética e transparência. Uma comissão especial vai analisar propostas para contribuir com a reforma política que está em pauta no Congresso Nacional.

Vários assuntos internos foram analisados, dentre eles projetos de certificação e cadastramento digitais para os integrantes da COMAB, inclusive com programas de vantagens junto a diversas empresas, temas que serão discutidos de forma mais profunda nas comissões criadas.

A nova administração da COMAB ficou assim composta: Presidente, Grão-Mestre Gilberto Lima da Silva (BA); Vice-Presidente, Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago (RS); Secretário Geral: Grão-Mestre Lázaro Emanuel Franco Sales (MG); Tesoureiro, Grão-Mestre Pascoal Marracini (SP); Grande Orador, Grão-Mestre Ademir Lúcio de Amorim (MT). Conselho Fiscal: Grão-Mestre Ward de Souza Gusmão (RJ), Grão-Mestre José Wanderlei Costa (CE) e Grão-Mestre Noê Paulino de Carvalho (MA); Suplentes: Grão-Mestre Carlos André Vieira Santos (PA), Grão-Mestre Jeony Abdalla Obeid (GO) e Grão-Mestre Marcos Alberto Moreira Menezes (AM).

Pelas redes sociais do GORGS diversos Maçons de todo o Brasil enviaram mensagens de apoio e alegria pela eleição do Grão-Mestre Tadeu Drago na COMAB. Pelo facebook da Rádio GORGS o Irmão Marcos Batista de Carvalho escreveu: “Parabéns. A COMAB fortalece sua gestão com a composição de uma administração inovadora e comprometida com a Maçonaria. Acredito que vivenciaremos bons tempos!” Já o Irmão Gedeão Lutz defendeu que: “A Maçonaria precisa se impor contra a corrupção. Não podemos mais assistir sem manifestar o nosso desconforto com a falência do País”. O Irmão Armênio Santos publicou: “Parabéns. Vamos levar a bandeira da educação Maçônica a todo o Brasil. Desejo sucesso e luz aos Irmãos”. O Irmão Ronaldo Cidade também destacou a educação Maçônica: “O progresso educacional que o GORGS vivência nestes últimos anos com a força do Grão Mestre Tadeu Pedro Drago é imensurável para o futuro de nossa ordem, Parabéns”. Centenas de outras mensagens e manifestações de alegria também forma recebidas através do próprio facebook, pelo twitter da Rádio GORGS e pelo whats app (51 99348-4003). A próxima Assembleia Geral Ordinária da COMAB acontecerá no dia 15 de junho, em Salvador, na Bahia.

Fotos: Irmãos Fulvio Delavi e Hugo Bassler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *