Integração, alegria, fraternidade: encontro Maçônico movimenta Cruz Alta

. .

Uma grande confraternização Maçônica. É assim que podemos definir o Encontro Maçônico Regional de Férias que foi realizado na cidade de Cruz Alta no dia 21 de janeiro, um belo sábado ensolarado, na sede do Clube de Tiro, Caça e Pesca. O evento – realizado há 19 anos – teve cobertura da Rádio GORGS e contou com a presença do Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago e do Grão-Mestre Adjunto Osleno dos Santos Heberlê e foi realizado pela Loja “Harmonia Cruzaltense” nº 342. Aliás, a Loja foi uma das criadoras do evento, em 1998.

Mesmo em uma época de férias, estiveram presentes mais de 100 Maçons representando oito da região: “Liberdade e Fraternidade” º 372, “Nascente das Virtudes” nº 465 (GORGS), “Fraternidade Cruzaltense” nº 163 (GLMERGS) e “Antares” nº 3920 (GOB-RS) todas de Cruz Alta, “Energia do Oriente” nº 433, de Salto do Jacuí, “Farol do Jacuí” nº 276, de Espumoso e “João de Barro” nº 428, de Ibirubá. A primeira parte do evento, contou com palestra sobre prevenção a problemas na próstata, proferida pelo urologista Philadelphio Gouvea. A conferência foi muito apreciada e, ao final, todos puderam interagir e tirar dúvidas neste tema tão importante e cheio de tabus. Logo em seguida, como tradicionalmente é feito, ocorreu a escolha da Loja que sediará o próximo encontro, sempre de comum acordo. Foi escolhida a Loja “Farol do Jacuí”, de Espumoso, que sediará a 20ª edição em 2018.

O restante da tarde foi reservado para as tradicionais práticas desportivas: torneio de futebol sete, torneio de bocha e torneio de tiro ao alvo com espingarda de ar comprimido (popularmente chamada no Rio Grande do Sul como “espingarda de pressão “ ou “espingarda de chumbinhos”) usada exclusivamente para competições de tiro. Já à noite, foram feitas as homenagens e premiações, além do esperado ágape, com um repertório generoso de saladas e como prato principal, frango e leitão assados. Em vídeo gravado, já disponível no perfil da Rádio GORGS no Facebook, o Venerável-Mestre da Loja “Harmonia Cruzaltense”, Edson Nallen Jorgens, falou sobre a alegria de estar mais um ano realizando o encontro e “passando o bastão” para o Venerável-Mestre da Loja “Farol do Jacuí”, Valdecir Luiz Ecker que falou sobre a responsabilidade de realizar o evento em 2018. Já o Delegado da 8ª Região Maçônica, Júlio César Machado Nunes, falou sobre a união das Lojas e dos Maçons da região. Afirmou ainda que convidará mais Oficinas para ampliá-lo cada vez mais. O Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago ressaltou a fraternidade como grande força da Maçonaria e que estes eventos ajudam a reforça-la, materializando a dimensão da Ordem Maçônica na vida de cada Obreiro da região. Lembrou que o GORGS incentiva que todas as Lojas e regiões para que realizem eventos semelhantes.

Reportagem e Fotos: Rodrigo Reus e Peter Lenhart

One Comment

Lediane Backes Ribas

Orgulhosa com notícias tão boa e importante sobre minha cidade Cruz alta q pena ter tido apenas agora o conhecimento de um fato no qual sempre me interessei qdo pessoas tão importante e preocupadas em fazer tamanha diferença destacando o nome da cidade em notícias de destaque em uma das maiores ordens ñ apenas de conceitos religiosos mas muito mais além disso levando mais q o nome da nossa cidade mas fazendo com que seja reconhecida e destacada por alguns estados no qual de alguma forma tornam um evento ou obra realizada com sucesso voltado a uma consequência q favoreça a sociedade cruzaltense realizando benefícios para toda comunidade de Cruz alta já que fazem parte dessa belíssima ordem alguns dos grandes empresários e pessoas com muito mais do que uma formação de trabalho e contribuições de trabalhos de alto escalão como pude ver em uma das fotos políticos de qual eu tive oportunidade de contribuir com meu voto pois foi um dos melhores prefeitos q minha cidade ja teve assim como um dos meus melhores amigos do qual tenho muito orgulho um verdadeiro exemplo de homem Diego franzen filho de um membro renomado da ordem maçonaria de Cruz alta q hj infelizmente não está mais entre nós mas deixou seu legado um membro preparado para seguir todos os passos da ordem na qual tenho mais do que admiração mas respeito e orgulho de ter conhecimento de o verdadeiro motivo e fundamento da existência da ordem maçonaria desculpa qlq coisa se eu falei alguma besteira que todo universo esteja conspirando sempre a favor de todos nós e de nossa cidade obrigado

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *