Encontro reúne Delegados do GORGS

. .

 

O Grão-Mestrado do Grande Oriente do Rio Grande do Sul realizou grande encontro com os Delegados Regionais, dias 22 e 29 de outubro, no Auditório Cidade de Porto Alegre, no Centro Templário do GORGS. Esta é uma iniciativa que visa a maior integração entre os Delegados, representantes administrativos do Grão-Mestrado em suas regiões. Quase 95% dos Delegados, Delegados Adjuntos e Secretários estiveram presentes nas duas datas.

As duas reuniões tiveram formato de simpósio, com amplo debate sobre os temas propostos. O Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago falou de diversos projetos que já estão em andamento, ressaltando o papel importante cumprido pelos Delegados Regionais. O Ministro da Administração, Ivo Gilberto Fraga, acompanhado dos Secretários do Grão-Mestre, Hugo Ricardo Basler Filho e Raimundo Castro de Ávila, e dos responsáveis pelos Registros, Sandro Maurício da Silva, e pela da Informática, Ricardo Bortolon da Silva esclareceram as principais dúvidas dos Delegados na área administrativa. Sobre a questão das finanças e orçamento, falaram o Ministro das Finanças, João Alberto Rebello e Silva, além dos Conselheiros Valdir Malacarne e Ruben Krindges. Outro tema bastante discutido foi sobre as entidades Paramaçônicas, com palestra de Paulo Valdemir das Chagas, responsável pela área no GORGS.

O Deputado do Grão-Mestre na PALM, Armênio de Oliveira Santos, falou sobre as práticas legislativas e encaminhamentos de projetos. A Rádio GORGS foi destacada em fala dos jornalistas Rodrigo Reus e Samuel Santos, apresentando os projetos jornalísticos da emissora do GORGS. Um dos grandes destaques dos encontros foi a temática Educação Maçônica, quando o Ministro da Educação, Cultura e Comunicação Social, Lauro Araújo Baptista da Silva, e o Coordenador do Curso de Filosofia e Fundamentação Maçônica do GORGS, Sydnei Mitidieri Silveira, explicaram o funcionamento do Curso e situaram a todos quanto ao processo de interiorização, já com a primeira turma do interior, Passo Fundo, próxima de sua conclusão. Na capital, duas turmas já tiveram suas formaturas, estando a terceira turma projetada para o início de 2017. Em breve serão iniciadas ainda turmas em Santa Maria e Rio Grande/Pelotas. A grande notícia foi a criação da Faculdade do Grande Oriente do Rio Grande do Sul – FAGORGS – instituição que oferecerá cursos para a sociedade em geral. A FAGORGS tem trâmites bem adiantados junto ao Ministério da Educação (MEC) e deve ser oficialmente inaugurada ainda em 2017.

O Grão-Mestre Tadeu Drago, ao final do encontro, ratificando o fundamental trabalho exercido pelos Delegados, estabeleceu serão realizados ao menos dois encontros anuais no mesmo modelo, o próximo já para o mês de abril de 2017.

Fotos: Rodrigo Reus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *