Presença Maçônica em Silveira Martins

. .

O belo cair da tarde de 15 de agosto em Silveira Martins, na região central do Estado, reservou um momento histórico para a Maçonaria do município. Às 17h30min, foi inaugurado pela Loja “União e Trabalho” o Monumento em homenagem à Maçonaria, marcando a presença desta Instituição na sociedade silveirense. Presenças do Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago, do prefeito de Silveira Martins Rudimar Bolzan, além de autoridades Maçônicas e civis da região, Maçons e familiares. O evento teve grande destaque na imprensa local, com presença de rádios e jornais de Silveira Martins e de Santa Maria.

O monumento em pedra basalto teve símbolo maçônico esculpido na própria pedra, com utilização de instrumentos como maço e cinzel, pelos Maçons Nestor Ramos e Gelson Cordeiro. A obra está situada no entroncamento da VRS 304 (Rodovia dos Imigrantes) com a avenida Osvaldo Zambonato, no principal acesso à cidade. Também foram instalados bancos com placas alusivas à Loja “União e Trabalho”, que assumiu a manutenção da área, passando uma bela alternativa de encontro de pessoas e descanso para a população local.

O Venerável-Mestre Jarbas da Silva Lopes falou à Rádio GORGS, esclarecendo que a intensão é lembrar aos munícipes e visitantes a forte presença dos Maçons, que fundaram a primeira Loja Maçônica local em 1898, e hoje atuam de forma bastante marcante. O prefeito Rudimar Bolzan também concedeu entrevista, parabenizando a comunidade Maçônica e destacando a importância da instituição para a sociedade. O Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago registrou sua alegria com o crescimento da Loja “União e Trabalho” e elogiou a ideia do monumento, destacando a beleza e a simbologia não só da pedra em sim, mas da forma como foi executada a escultura, trabalho realmente de artesãos, relembrando o trabalho dos antigos Maçons operativos. Ao final do evento, foi instalada uma “cápsula do tempo” contendo publicações jornalísticas e mensagens de Maçons para as futuras gerações, com previsão de ser resgatada no ano de 2066.

Foto: Rodrigo Reus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *