GORGS assina tratados com GLMERGS e mais quatro Potências Maçônicas

. .

“O que o coração une, o papel não separa”. Com esta frase, o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul (GLMERGS), Paulo Roberto Pithan Flores, abriu os trabalhos da 146ª Assembleia Geral Ordinária de sua Potência Maçônica, em Bento Gonçalves, dando o tom da marca indelével que aquela noite deixaria para o futuro das relações Maçônicas na América do Sul, mas, especialmente, no Estado do Rio Grande do Sul. Junto ao Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul (GORGS), Tadeu Pedro Drago, foram protagonistas de um histórico momento para a Maçonaria gaúcha. Em 8 de julho de 2016 foi assinado o TRATADO DE COMPARTILHAMENTO DE TERRITÓRIO E RECONHECIMENTO MÚTUO. O documento assinado, um dos mais importantes dos últimos tempos na Maçonaria do RS, assegura em seu texto que seu objetivo é “Fortalecer a Maçonaria Universal, assegurar a concórdia e a continuidade do relacionamento harmonioso, promover o amor fraternal entre os Maçons, zelar pela evolução do ser humano.” De caráter universal, o tratado teve anuência de representantes da Maçonaria mundial. Assinaram o documento, junto aos Grão-Mestres Tadeu Pedro Drago e Paulo Roberto Pithan Flores, do Secretário de Relações Exteriores da GLMERGS, Rony Fernandes Pinto Júnior, e do Ministro de Relações Exteriores do GORGS, Diogo Favero Pasuch, o Secretário Executivo da Confederação Maçônica Interamericana (CMI), Rudy Barbosa Levy, o Honorary President Ad Vitam of the World Conference of Regular Masonic Grand Lodges, Thomas W. Jackson, o Past General Grand High Priest of International Royal Arch, Edmund Ted Harryson, e o Ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, Rui Silvio Stragliotto.

Além do diploma com a GLMERGS, o GORGS também assinou tratados importantes com outras Potências. TRATADOS DE AMIZADE E MÚTUO RECONHECIMENTO foram selados com a Grande Loja Maçônica da Colômbia, tendo como signatário o Grão-Mestre José Domingo Gonzalez Rubio, com a Grande Loja Equinocial do Equador, como signatário o Grão-Mestre Edgar Jarrin Vallejo, com a Grande Loja do Estado de Santa Catarina, como signatário o Grão-Mestre e Presidente da V Zona da CMI, João Eduardo Noal Berbigier, e com a Grande Loja Maçônica do Estado do Mato Grosso, como signatário o Grão-Mestre Ademir Lúcio de Amorim.

Prestigiaram o evento o Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná e Presidente da Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), João Krainsky Neto; o Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista, Pascoal Marracini; o Grão-Mestre do Grande Oriente de Minas Gerais, José Humberto Bahia; o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica da Bahia, Jair Tércio Cunha Costa; o ex-Grão-Mestre do Grande Oriente de Minas Gerais, Lázaro Emanuel Franco Salles; o ex-Grão-Mestre do Grande Oriente do Mato Grosso, Osvaldo Roberto Sobrinho; o ex-Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista, Jurandir Alves de Vasconcelos; o Grande Secretário de Relações Internacionais, representando o Grão-Mestre da Grande Loja da Bolívia, José Crespo, o Grande Secretário de Relações Exteriores, representando o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Paraguai, Raúl Pintos Grassi, e outras autoridades e dignidades Maçônicas de todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *